Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Covid19 :Queiroga lança livro sobre a pandemia. Prefácio é de Bolsonaro

Gestão da pandemia no país deixou mais de 690 mil mortos e se notabilizou pelo negacionismo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, Marcelo Queiroga está em uma nova empreitada: a divulgação do livro Queiroga – o homem, o médico e a pandemia” . A obra autobiográfica apresenta a versão do médico sobre sua gestão à frente na condução da pandemia de Covid19 no Brasil, período em que  398.358 pessoas morrem vítimas da doença e passagem foi marcada pelo negacionismo .O  prefácio da obra foi escrito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O lançamento acontece no  25 de julho, no Auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). Filiado do PL, Queiroga é pré-candidato a prefeito de João Pessoa  mas assegura que a obra não tem motivação política

Em vídeo divulgado nas redes sociais do ex-ministro, Bolsonaro aparece parabenizando o ex-auxiliar pela publicação."Tenho certeza que será uma boa leitura e vai trazer a verdade sobre a sua gestão" , complementa. O ex-presidente afirma ainda "acredito que em 30 dias terminarei a leitura". A obra 388 páginas, uma para cada mil mortes ocorridas na gestão do médico, que foi o 4º ministro da Saúde no governo Bolsonaro ( antes dele, vieram Henrique MAndetta, Nelson Teich e General Eduardo Pazzuelo) . Quando Queiroga assumiu o posto, em 31 de março de 2021, o país contabilizava 295.495 óbitos. Ao final do mandato, Bolsonaro deixou o saldo de 693. 853 vítimas fatais da pandemia .

Segundo o Dossiê Abrasco Pandemia de Covid-19, o Brasil teve uma das piores gestões da pandemia no mundo.

Até 2021, o Brasil respondia por 10,7% das mortes pela doença no mundo e concentrava 2,7% da população. O documento listou os principais erros do enfrentamento no país: a baixa testagem, isolamento de casos e quarentena de contatos; desestímulo ao uso de máscaras; promoção de tratamentos ineficazes; atraso na compra de vacinas e desestímulo à vacinação; falta de liderança do Ministério da Saúde e inexistência de um comitê de especialistas e falta de uma política de comunicação unificada.O enfrentamento da pandemia pelo governo Bolsonaro está entre os piores do mundo.

Embora seja da área de saúde, Marcelo Queiroga não se opôs à prática negacionista imposta pelo então presidente, que era garoto propaganda de medicamentos comprovadamente ineficazes, como a cloroquina. O governo também era contrário às medidas sanitárias e o Brasil atrasou a compra de vacinas. 

O Dossiê também conclui que a adoção de medidas adequadas teria evitado uma a cada quatro mortes.

Íntegra do Dossiê Abrasco

Candidatura

Marcelo Queiroga postula indicação do PL, mesmo Partido de Jair Bolsonaro, para disputar a Prefeitura de João Pessoa (PB).Em pré-campanha, ele tem sido atuante nas redes sociais onde compartilha conteúdo político com críticas ao governo Lula e elogios à ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (foto). Na recente passagem dela pelo estado, onde constrangeu a deputada Amália Furtado, ao pedir que ela retirasse a prótese ocular e depois guardando-a no próprio bolso, Queiroga publicou o vídeo louvando Michele.

Serviço:

Queiroga – o homem, o médico e a pandemia

Autor: Marcelo Queiroga

Editora: Bella Editora

ISBN: 978-6587293158

Preço: R$ 120,00

Número de páginas: 388

www.bellaeditora.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES