Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

CPI retoma sessões e ouve militar que movimentou dinheiro para Mauro Cid

Luis Marcos dos Reis foi preso em maio, sob acusação de falsificar cartão de vacina de Bolsonaro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o cancelamento na semana passada, em razão de falta de acordo entre os membos, a  Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas  8 de Janeiro ouve nesta quinta-feira (24), o depoimento do sargento  Luis Marcos dos Reis,que integrava a equipe do ex-presidente  Jair Bolsonaro. Ele é  apontado como responsável por movimentação atípica de recursos financeiros destrinados ao tenente  coronel Mauro Cesar Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

As informações estão em relatório de inteligência financeira (RIF) produzido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e enviado à CPMI no último dia 11. O documento é sigiloso, mas parte de seu conteúdo foi divulgada pela imprensa.

O militar foi convocado a pedido da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), do senador Fabiano Contarato (PT - ES) e dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), Rafael Brito (MDB-AL), Duarte Jr. (PSB-MA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Todos os requerimentos foram apresentados antes de a comissão ter acesso ao RIF, portanto não citam as movimentações financeiras como justificativa para a convocação, mas o assunto poderá ser abordado pelos parlamentares mesmo assim.

Os requerimentos se debruçam principalmente sobre as ligações de Reis com a organização dos atos de 8 de janeiro. O senador Fabiano Contarato (PT-ES), por exemplo, afirma que as investigações policiais envolvendo a equipe de auxiliares do ex-presidente Bolsonaro apontam premeditação e envolvimento dos servidores. “Tais documentos que comprovariam a tentativa de golpe de estado foram encontrados em mensagens trocadas entre o coronel Mauro Cid e o sargento Luis Marcos dos Reis”, diz o senador.

A deputada Jandira Feghali lembra que a Polícia Federal encontrou no celular do sargento fotos e vídeos feitos durante a invasão das sedes dos três poderes. "Em um deles o militar filma a si próprio em cima da cúpula do Congresso Nacional", critica Feghali.

Luis Marcos dos Reis será ouvido na condição de testemunha. Em maio, ele foi preso durante as investigações de um esquema de falsificação do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro.

A reunião da comissão será realizada às 9 horas no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal. Na sessão de hoje, a Comissão pode reconvocar Mauro Cid e quebrar o sigilo de Carla Zambelli.

Fonte: Agência Câmara de Notícias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES