Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

CPI tem semana decisiva: depoimento de Heleno e requerimento de acareação

O ex-chefe do GSI de Bolsonaro será ouvido nesta terça,26, mesma data em que serão votados todos os requerimentos propostos na CPI de 8/1

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CPMI dos atos golpistas terá, esta terça,26, uma das presenças mais aguardadas desde o início dos trabalhos. Está marcada para às 9h, o depoimento do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro. Para a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA),  o general "trará informações de enorme valia para a condução dos nossos futuros trabalhos na presente comissão".

A expectativa da  senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), autora de um dos requerimentos de convocação, a oitiva do  ex-ministro de Segurança Institucional, "é imperioso e imprescindível para o desenrolar da fase instrutória e, obviamente, para futuro deslinde das investigações".  Apuração da Agência Pública revelou que alguns golpistas estiveram no GSI entre os dias 1º de novembro e 31 de dezembro de 2022, época em que o órgão era comandado pelo  general.

O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA) afirmou que colocará em votação todos os requerimentos com propostas de novas convocações mas o pedido de acareação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o tenente-coronel Mauro Cid, que faz delação nas invesrtigações conduzidas pela Policia Federal e que foi proposto pela relatora não será apreciado.   O deputado admitiu a dificuldade de ouvir todos aqueles que a base do governo e a oposição querem convocar. Para Maia, terá de ser feita uma seleção, possivelmente de seis requerimentos, para ser votada na reunião de terça-feira.

"Podemos fazer alguma modificação [na lista dos requerimentos]. Estamos tentando um acordo: ou a CPMI ouve dos dois lados ou não ouve ninguém",afirmou Maia, em entrevista à imprensa.

A relatora reconheceu que a decisão sobre a votação dos requerimentos é uma prerrogativa do presidente Arthur Maia e que a CPMI está atenta a novas denúncias e possibilidades de delação. Ela prevê que a CPMI pode pedir o indiciamento de algumas pessoas, mesmo que elas não compareçam à comissão. A senadora classificou como "lamentável" a não inclusão da proposta de acareação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES