Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Dá-lhe Piauí! Ação do MDS é destaque positivo do governo Lula

Bolsa Família é o programa mais conhecido e mais aprovado, revela pesquisa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, à frente o piauiense Wellington Dias (PT), o  Bolsa Família de R$ 600 reais, relançado no início do mês de abril, é a ação mais conhecida do governo federal e único destaque positivo, com conhecimento de 82% e 77% de aprovação. Dentre os pontos negativos,  a taxação das chinesas Shopee e Shein foi a mais citada, por 16% dos entrevistados na segunda rodada da pesquisa Genial/Quaest em 2023

A pesquisa aponta para um problema na comunicação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já que revela que as notícias negativas chegam mais rapidamente ao conhecimento do público, em detrimento de ações importantes: 44% disseram ter ouvido notícia negativa, 34% disseram o contrário e 22% não souberam ou não responderam.

A notícia considerada mais negativa , a  taxação das empresas chinesas Shopee e Shein impactou a popularidade do presidente. A medida foi suspensa à pedido de Lula.Por outro lado, ações do governo consideradas positivas são conhecidas por menos de 60% dos entrevistados. É o caso do relançamento do programa Mais Médicos, conhecido por 58% dos entrevistados e aprovado por 75% destes, e do aumento do salário mínimo (conhecido por 57% e aprovado por 63% desse grupo).

A segunda rodada da pesquisa mostrou um recuo generalizado nas avaliações positivas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em relação a fevereiro, as avaliações positivas caíram 4 pontos percentuais, de 40% para 36%, enquanto a avaliação negativa subiu de 20% para 29%, mesmo percentual dos que consideram o governo regular. Os que não sabem ou não responderam são apenas 6% agora, contra 16% em fevereiro. O índice de aprovação do comportamento do presidente à frente do Executivo caiu de 65% em fevereiro para 53%.

A economia é o principal problema do Brasil na avaliação de 31% dos entrevistados. Em relação aos próximos 12 meses, a expectativa de melhora vem caindo continuamente desde outubro, quando chegou a 75%. Na primeira pesquisa Genial/Quaest de 2023, o percentual foi de 62% e agora, 51%. A expectativa de piora passou de 6% em outubro para 20% em fevereiro e 29% em abril. Para 43% o desemprego vai aumentar e, para 49%, a inflação vai subir.

A sondagem foi feita entre os dias 13 e 16 de abril, com entrevistas face a face com 2.015 entrevistas com eleitores de idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES