Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Da roça para a Medicina: filho de lavradores garante vaga na Univasf

A história de superação de Pablo Henrique, que obteve o 3º lugar na UNIVASF, comoveu professores e diretores de Ribeira do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Ele tinha todos os motivos para desistir, todos os motivos do mundo para não acreditar. Mas é um exemplo de resistência, de luta. Como ele nos ensina! ”. Relatos em áudio mostram a emoção da diretora da escola e do supervisor de educação do município de Ribeira do Piauí, a 413 km de Teresina, onde estuda Pablo Henrique Rodrigues, aprovado em 3º lugar, das 12 para Medicina na Universidade Vale do São Francisco, em Petrolina (PE). “Quero ser um médico que olhe para o paciente como se fosse meu pai, minha mãe. Quero sentir a dor que eles estão sentindo e dar o meu melhor”, diz o jovem sonhador que, muitas vezes, acreditou que não conseguiria. E tinha motivos para isso!

Pablo, 19 anos, mora no povoado Barriguda, onde fica a Unidade Escolar Expedito Cronemberger dos Reis, onde estudou. Filho de pais alcóolatras, ele foi criado pelos avós. Dona Maria do Carmo era doméstica e Manuel Galdino, pedreiro. Moravam em Brasília e, quando se aposentaram, voltaram para o Piauí, onde Maria do Carmo nasceu, e passaram a cultivar uma roça, cedida por um amigo da família. Pablo ajudava o avô na colheita de feijão. Mas o estudo sempre foi prioridade, embora a escolha não fosse bem compreendia pelos avós, que estudaram pouco. “Quando conseguiu a primeira medalha na Olimpíada de Astronomia, eles entenderam o que tanto eu fazia trancado no quarto. Não era preguiça, era estudo”. Pablo recebeu até homenagem da Câmara de Vereadores e com a conquista, veio o apoio.

Da roça para a Medicina: filho de lavradores garante vaga na Univasf (Foto: Reprodução)Para realizar o sonho de ser médico, Pablo passou a estudar ainda mais a partir de 2019. Cada vez que precisava entrar em um hospital, era despertado pelo desejo de estar naquele ambiente, onde se sente tão à vontade. “É algo que eu gosto. Quero ajudar as pessoas”, diz. Tímido e muito religioso, ele frequenta a Igreja Evangélica da cidade. “Onde eu entro triste e saio feliz”, diz. E o que o deixa triste? “ O medo de não conseguir, de não ser capaz”, ele diz. E não foram poucas as vezes em que isso aconteceu ao garoto pobre “Deus alegra minha alma”, ele diz. Além de do auxílio espiritual, foi no templo onde aprendeu a tocar violão e saxofone. Mas também toca órgão e violino e ensina outros alunos a manusear os instrumentos. Além de músicas gospel, tem em Bethoven, um dos seus preferidos.

A Univasf é uma instituição pública de ensino, localizada em Petrolina, na divisa com o Piauí. Os avós não têm condições de financiar a estadia dele. “Condição não tem muita mas não quero abrir mão desse sonho”, conta o jovem que até escolheu a especialidade: Cardiologia. Em seu perfil de rede social, o estudante publica vídeos de sua performance como violonista. Em uma das, a letra diz: “ cobre-me com ruas mãos, com o teu poder. Se o trovão e o mar se erguendo vem sobre a tempestade/voarei sobre as águas”. Voa, Dr. Pablo!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES