Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

“Democracia,soberania e união”: slogan do 7/9 é antítese dos últimos 4 anos

Desfile terá segurança reforçada para público. Estimativa é de 30 mil pessoas na Esplanada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Este ano não vai ser igual àquela que passou! A letra da marcha carnavalesca é perfeita para resumir as mudanças em torno da comemoração da Independência do Brasil.O tradicional Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília será a antítese do negacionismo imposto no governo do ex-presidente Bolsonaro. . Segundo Paulo Pimenta,  ministro da Secretaria de Comunicação, o conceito do desfile terá quatro eixos temáticos: "Paz e Soberania", "Ciência e Tecnologia", "Saúde e Vacinação" e "Defesa da Amazônia". "São temas que se mostram, a cada ano, mais caros ao povo brasileiro e que voltam a ser muito valorizados pela gestão do presidente Lula", afirma o ministro.

Diversas ações foram feitas para garantir um Desfile de 7 de Setembro seguro, mais enxuto, dinâmico e atrativo. A previsão de duração é de aproximadamente duas horas. Entre outras atrações, terá execução do Hino Nacional, passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas), apresentação de escolas, como a do Governo do Distrito Federal (GDF), profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições.

Na tribuna de honra do presidente, estarão cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas – Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa de público é de 30 mil pessoas.

 A segurança será reforçada. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com gradis e policiamento. A Secom divulgou na noite desta terça-feira, 29,uma lista de itens que não poderão ser levados para a Esplanada dos Ministerios no dia do evento.A proibição inclui fogos de artifício, mastros de bandeiras, garrafas de vidro e latas, além de armas de brinquedo. Veja lista

  • Fogos de artifício e similares
  • Armas em geral
  • Apontador a laser ou similares
  • Artefatos explosivos
  • Sprays e aerossóis
  • Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc
  • Garrafas de vidro e latas
  • Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
  • Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
  • Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
  • Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES