Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Dia 13: Navio da Marinha será o primeiro a atracar no Porto de Luís Correia

Embarcação de apoio oceânico inaugura canal em primeira etapa de projeto que adotou modelo inovador no país

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Um projeto que vai transformar vidas", assim o diretor-presidente da Investe Piauí, Vítor Hugo Almeida, resume o trabalho de implantação do Porto de Luís Correios, agora chamado "Porto Piauí", que terá sua primeira etapa inaugurada nesta quarta-feira, 13, com a instalação do Terminal Pesqueiro e a concessão do TUP (Termo de Uso Privado),  autorização do Ministério dos Portos de Aeroportos para a etapa seguinte do Complexo Portuário e, de forma simbólica, a chegada da primeira embarcação, o Iguatemi, um navio da Marinha do Brasil,  que mede 63.4 m de extensão e tem capacidade de carga de 1,9T

Nas etapas seguintes, estão previstas a finalização do cais e a instalação da estrutura para o beneficiamento do pescado, que são condições para a chegada das embarcações.A estimativa é que, dentro de 24 meses, o Porto comece  a operar em caráter definitivo, tornando-se uma alternativa para o transporte de carga. A localização do estado do Piauí - mais próximo da Europa do que os demais Portos da região -  será um atrativo. O outro é a associação com a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que integra o Complexo. O modelo que junta Terminal de Uso Privado e  Pesqueiro é inédito no país e mostra que, após mais de um século entre a primeira ideia de construção de um Porto em Luís Correia - que data de 1912 - até a solução adotada, finalmente chegou-se ao ideal. " 

O Porto foi pensado para nascer grande, o que  acabou prejudicando o projeto, já que um projeto dessa envergadura precisa ser pensado em uma lógica de fases” explica Vítor Hugo. A primeira etapa, afirma o diretor-presidente da Investe Piauí é ”grandiosa "devido ao diferencial que ela terá na economia da região.

ECONOMIA LOCAL

A implantação do Entreposto Pesqueiro tem grande impacto social para as cidades do litoral piauiense. Estudos desenvolvidos pela Universidade Federal Delta do Parnaíba revelam que 30% da população está envolvida na cadeia produtiva da pesca. Na falta de um terminal pesqueiro, o produto acaba sendo levado para o Maranhão e Ceará, o que prejudica a Economia do Piauí. Antes mesmo da inauguração, 140 pescadores já estão aptos a praticar a atividade através do Terminal, após receberam capacitação ambiental e sobre sinalização náutica. "Eles terão mais oportunidades já, além do escoamento, pretendemos estimular a implantação de empresas para fazer o beneficiamento do pescado ", explica a diretora da Companhia, Maria Cristina Araújo.

Para a  primeira etapa, foi concluída a dragagem de um canal de  3,5 km de extensão e com profundidade de 7 m, na maré baixa.  Mas a obra física é apenas parte do processo. O Terminal foi antecedido por uma rede de pesquisadores e estudiosos de Universidades e demais instituições que atuam no litoral piauiense que embasaram o modelo a ser adotado, que envolve as potencialidades da região, protege o meio ambiente e envolve a comunidade.

As etapas seguintes incluem  a construção do cais para atracação dos barcos e navios pesqueiros. E o prédio administrativo. Com a licença a ser concedida pelo ministro Silvio Costa Filho, o Porto poderá receber os primeiros contâiners para armazenamento de carga.

 SAIBA MAIS

Etapa 1: O canal está apto a receber embarcações com comprimento de 60m, Calado 6,0 m, Boca 11,0 m.

Foi concnluída obra de dragagem de um canal com quase 3,5 km de extensão, profundidade de 7 m (maré baixa)

Em construção: Cais para atracação dos barcos e navios pesqueiros e  prédio administrativo.

Próxima etapa : Urbanização da retro área do Terminal Pesqueiro, instalação da infraestrutura para o beneficiamento do pescado. Em 2024 : implantação do Primeiro Terminal para operações de Grãos, Fertilizantes e carga geral. Conclusão da parte aduaneira : 24 meses

Investimento primeira etapa  Cais, Drenagem e Urbanização : R$ 111.097.202,05

No Piauí: Em ambiente dominado por homens, bióloga preside Companhia de Portos do Piauí

Criada para conduzir o processo de implantação e gestão do Complexo Portuário de Luís, a Companhia de Portos do Piauí é presidida por  Maria Cristina Araújo. Bióloga formada  pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com Mestrado em Gestão e Restauração do Meio Natural pela Universidad de Barcelona (UB), que ela cursou com bolsa de estudo gerida pela Academic and Professional Programs for the Americas, organização afiliada à Harvard University. "Já participei de muitas reuniões onde eu era a única mulher" conta ela, que foi escolhida para o cargo após dois anos integrando a equipe da Investe Piauí, onde ingressou em 2021.

"Fui convidada pelo Vítor Hugo ( diretor-presidente da Investe Piauí) e assumí a   Gestão de Projetos Portuários da Investe Piauí e, atualmente, ocupa a presidência da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí. Ao  mesmo tempo em que está concluindo  MBA em Logística e Gestão Portuária (UNINTER), Maria Cristina conheceu projetos pesqueiros de sucesso, como o realizado em Portugal, onde todo o pescado obrigatoriamente passar pelos terminais pesqueiros, o que garante maior  controle do produto e mais segurança aos consumidores. "Hoje, eles também usam a Inteligência Artificial para identificar as espécies. Há inovação em todas as áreas", diz.

Depois de passagens por  empresas privadas e Organizações Não Governamentais, Maria Cristina é uma entusiasta do Complexo Portuário de Luís Correia. "Nesse primeiro momento,já existirá um grande estímulo para motivar e promover o desenvolvimento local,com a mobilização de toda a comunidade que está envolvida na cadeia da pesca", acredita.

AGENDA

Na quarta-feira (13), às 7h30, no Porto Piauí, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, entrega a Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), que autoriza o funcionamento do Porto Piauí. 

 O porto está localizado na Av. Teresina, praia do Quebra Mar, Luís Correia.

A tarde, a partir das 14h, será a inauguração da primeira etapa do Porto Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES