Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Em meio à pressão para indicar uma mulher ao STF, Lula recebe Jorge Messias

Número 1 da AGU é apontado como favorito para ser indicado à vaga de Rosa Weber, que anunciou aposentadoria

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula começa a semana recebendo, em seu Gabinete no Palácio do Planalto, o advogado-geral da União,Jorge Messias. a agenda, marcada para às 17h chama a atenção porque o nome de Messias aparece como favorito para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal FEderal (STF). Ao mesmo tempo, aumenta a pressão para que o presidente indique uma mulher para o cargo. Neste domingo, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco defendeu a escolha de uma negra. 

Em artigo publicado no site Poder360, a ministra de Lula usou o exemplo de Esperança Garcia, mulher piauense escravizada que foi reconhecida como "primeira advogada do Brasil, pela OAB". Ä indicação de uma profissional do direito negra para a Corte Suprema brasileira pode ser este elo histórico, fortalecendo na prática e no símbolo a salvaguarda da Constituição Federal e as complexas decisões da última instância da prestação de justiça pelo Estado brasileiro", afirma Franco.

A ministra fez referência à campanha online "Queremos uma ministra negra no STF", que reúne assinaturas para pressionar o presidente. Até o momento, pouco mais de 18 mil foram obtidas. "Uma advogada negra na Suprema Corte aponta necessariamente para o caminho do equilíbrio e da equidade que embasam o ideal de justiça. Faz uma ponte possível entre o universo da deusa Themis e o de Esperança Garcia",prossegue a irmã de Marielle Franco.

A oposição faz coro às críticas de que, com a aposentadoria de Weber, a representatividade feminina na Corte Suprema ficará apenas com a ministra Carmen Lúcia. " Não tem cabimento um governo que alardeou tanto um viés de pluralidade, agora, estar em dívida entre vários HOMENS para ocupar a vaga de uma mulher. Indicações de mulheres a outras cortes NÃO compensam o desfalque no STF." afirma a professora de Direito e ex-deputada Janaína Pascoal, na rede social X.  Aliada do ex-presidente Bolsonaro, a jurista, no entanto, foi cobrada pelos insternautas porque não questionou as indicações de André Mendonça e Nunes Marques, feitas pelo então presidente.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES