Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Embrapa prepara super sementes para resistir ao aquecimento global

Cerrados e semiárido perderão áreas cultiváveis com elevação de temperatura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aquecimento global terá efeitos catastróficos sobre a Agricultura. A elevação das temperaturas vai forçar a migração e até inviabilizar plantios. Os Cerrados piauienses, área de grande produtividade para a soja, se tornaria totalmente imprópria para o cultivo do grão no caso de aumento de temperatura de 3° C na temperatura global. A projeção foi feita no estudo A Nova Geografia da Produção, divulgada em 2007, pela Embrapa. Eduardo Assad, um dos autores do estudo, conta que  a pesquisa estimou que, em 2020,  as perdas com a soja no sul do Brasil seriam 7 bilhões de reais.” Erramos. O prejuízo em 2020 foi de  7 bilhões...de dólares “, corrige.

Sobre o cultura da soja, Assad e os demais pesquisadores trabalharam com três cenários de elevação de temperatura. Há 15 anos, a área favorável para o plantio, com baixo risco, era de 3,4 milhões de km². Ela incluía o Rio Grande do Sul, parte dos Cerrados ( sul do nordeste, do Piauí ao sudoeste da Bahia), Mato Grosso e a região do Pantanal. Se o aumento projetado da temperatura global fosse de 1°C, a perda seria de 4 mil km².  Mais 2°  C de aumento e não será possível plantar o grão no sul do país e o sudeste perderia metade de área cultivável.“Minas Gerais, na área do triângulo mineiro, o leste de Goiás, o estado de Tocantins, o sul do Maranhão e também o estado do Piauí  não teriam mais possibilidade de plantio de soja sem riscos”

O último cenário prevê uma temperatura global 5,8 ºC  aumentada. Nessa situação,  o Brasil reduziria a produção em 70%.  Os cenários em relação ao café e arroz não são menos preocupantes. No caso deste último, trata-se de uma planta mais  resistente ao calor. Ainda assim, o país corre o risco de perder metade da área agricultával para o arroz. Em relação ao café,  o relatório do estudo faz o seguinte prognóstico “no cenário otimista, grande parte do norte e do leste mineiro seriam inaptos ao plantio”. A variação de 1°C na temperatura traria um prejuízo de  500 milhões de dólares em termos de produção bruta de café.

Celeiro de plantas resistentes

Em entrevista ao Programa Notícias da Boa ( TV Jornal Meio Norte), Assad   alerta que o semiárido nordestino será um das regiões mais afetadas devido à carência hídrica.A região é considerada um “hot spot” por ser um “armazém genético de plantas tolerantes á alta temperatura e deficiência hídrica”. O pesquisador, que trabalha em Campinas,São Paulo, acredita que a região, rica em plantas resistentes à falta de chuvas, pode mostrar para o mundo a solução para a adaptação de culturas.

Divulgado em agosto, o  relatório global do IPCC ( Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima) , indica que a temperatura média do planeta tende aumentar 1,5 ºC nas próximas duas décadas.A elaboração da Nova Geografia da Produção - que também teve as participações dos pesquisadores  Jurandir Zullo Junior,(Unicamp), Hilton Silveira Pinto e Fábio Ricardo Marin (USP) - deu início ao mapeamento da vulnerabilidade das culturas em relação ao aquecimento quando o tema ainda era desacreditado. A pesquisa foi pioneira ao estudar os cenários e apontar eventuais soluções.

Criando supersementes

 A Embrapa também  investe em melhoramento genético de culturas ,“o foco tem sido na cultura da soja, que sofre com a deficiência hídrica, mas também estão sendo feitas pesquisas em relação ao  milho e ao  feijão”. Assad também reforça que, além das experiências cientificas

é preciso reduzir emissões de gases. “Está surgindo uma onda interessante”, ele diz ao citar a criação, pela Fundação Getulio Vargas, do Observatório da Bioeconomia. A plataforma, lançada no último dia 5, busca estimular a utilização de produtos da biodiversidade. No caso do semi-árido os exemplos já estudados – e que podem tornar-se plantas utilizadas na alimentação, com grande valor nutricional – estão o mandacaru, a palma forrageira, o umbu e o baru.

O caminho trilhado pelos pesquisadores do mundo consiste em preparar as plantas para resistir a um clima à qual elas não sobreviveriam sem melhoramento genético. A ação, entretanto, prescinde das políticas públicas que cobram, com urgência, a  redução das queimadas, o investimento em sistemas agrícolas que contribuam para limpeza da atmosfera e o investimento para que a biotecnologia possa trazer as soluções que garantirão a sobrevivência da humanidade. “Não é futuro. Já está acontecendo e há muito tempo”, alerta Assad.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES