Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Esperança Garcia branca gera protestos no Piauí

Ex-bbb intepretará a escrava em peça que estreia amanhã em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Integrantes do Instituto de Mulheres Negras Ayabás farão protesto nesta terça-feira, 12, contra a encenação de uma peça teatral, "Uma Escrava chamada Esperança"  que retrata a vida de Esperança Garcia e terá a ex-bbb Gyselle Soares, uma atriz não negra, como protagonista. "Vamos levar nossos cartazes e fazer protesto contra esse golpe contra nossa representatividade", diz a presidente do Instituto, Halda Regina. "Nossa esperança é negra"!

Ao anunciar em seu perfil numa rede social que faria o papel, a atriz comparou sua trajetória à da escrava "olhando a Esperança, me lembro de tantos desafios que já enfrentei na vida", escreveu. Gyselle é piauiense e ficou conhecida ao participar do Reality Show da Rede Globo.

A publicação da atriz recebeu comentários negativos, " uma mulher branca não deve representar uma escravizada, que foi escravizada pela cor da sua pele. Como uma mulher branca vai repreentá-la? Vai se pintar de preto? Questinou a professora Maria Sueli Rocha . Em resposta, Gyelle defendeu sua escolha para o papel afirmando " estamos com uma proposta totalmente humanitária" mas sem entrar em detalhes sobre essa opção cênica, que será digirida por Valdsom Braga.

Segundo Sueli, o primeiro e mais grave erro da peça é embranquecer a história de Esperança. " Seguem tentando, como sempre, falar de nós, sem nós! ".

A professora atuou no processo de reconhecimento de Esperança Garcia como primeira advogada do Piauí. "O Movimento Negro tem entendido a peça como mais uma tentativa de apropriar da história do povo preto, para geração de dinheiro. Ela completa "a escravização de pessoas negras pelo colonialismo permanece em forma de racismo". O figurino da peça também recebeu críticas.

A Primeira Advogada

Esperança Garcia nasceu na  Fazenda Algodões, hoje município de Nazaré do Piauí,   aproximadamente em 1751.  Em 6 de setembro de 1770,  após anos de escravidão,  enviou uma petição ao então presidente da Província de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho Castro,  com denúncias de  maus-tratos e abusos físicos contra ela e seu filho, pelo feitor da Fazenda. 

A carta de Esperança Garcia é considerada "a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí"  o que a torna uma precursora da advocacia no estado. Em 2017, ela foi reconhecida pela OAB-PI, como a primeira advogada do estado, em solenidade promivida pela  Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. A data da entrega da carta é o  Dia Estadual da Consciência Negra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES