Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Estado mais pobre do Brasil, Maranhão terá 3 ministros no governo Lula

Líder do PP, André Fufuca deverá assumir o Ministério do Esportes para agradar o Centrão

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal André Luiz de Carvalho Ribeiro, o  André Fufuca ou Fufuquinha, foi indicado pelo PP para assumir um MInistério no Governo do presidente Lula, que deve nomeá-lo para o Esportes. Médico por formação, Fufuca será o terceiro maranhense no primeiro escalão do Governo Federal, onde já estão seu colega de profissão, Juscelino Filho (Turismo) e Flávio Dino (Justiça). Apesar da representatividade, o estado segue ocupado a lideraná de um ranking incômodo, o de mais pobre do país. Sergundo o IBGE, 58,9% da população, cerca de 1,5 milhão de pessoas vive em situação de extrema pobreza.

Uma eventual nomeação de Fufuca marcará a estreia do Progressista de Arthur Lira na gestão do petista. O Partido é o líder do Centrão, com maioria na Câmara e possibilidade de travar o governo ao não aprovar medidas importantes param o país. O Partido está dividido quando a desembarcar no Governo mas aceita, desde que as Pastas sejam apetitosas. No caso do Esportes, há possibilidades de emendas e a administração de prêmios e apostas.

Do ponto  de vista da biografia, não é somente a Medicina que aproxima Fufuca e Juscelino: ambos são herdeiros políticos, ou seja, são oriundos de famílias de políticos.  André Fufuca é filho do atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas. O deputado estadual Juscelino Rezenda é pai do ministro do Turismo, que também é sobrinho da ex-prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel  e do deputado estadual Stênio Resende. Já o ministro da Justiça e Seguranç Pública,  Flávio Dino de Castro e Costa é  advogado, ex-juiz e ex-governador do Maranhão (2015-2022). Em relação à política estadual, os conterrâneos e agora colegas de governo de Dino também eram seus adversários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES