Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Filho de lavradores, aluno de Guaribas tira nota 980 na Redação do Enem

Glebson,18 anos, já trabalhou na roça com os pais e quer ser Matemático como o governador

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ele tem apenas 18 anos e entra para a galeria das boas notas da Redação do Enem: Glebson dos Anjos, aluno do CETI (Centro de Educação em Tempo Integral) Paulo Freire, em Guaribas, no sul do Piauí, tirou 980 na prova, que, em 2023, teve como tema Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.  "Estudei e treinei bastante e também pesquisei possíveis temas que pudessem ser pedidos", diz o estudante quer fazer Matemática ou Ciências Biológicas.

Como muitos jovens do interior do Piauí, Glebson chegou a trabalhar com os pais Valdimar e Delvani na lavoura de feijão e milho, localizada no Povoado Cajueiro. Mas o caminho da Educação sempre foi prioriadade da família. Aliás, uma família de exatas: os irmãos mais velhos, Vagnelson (IFPI) e Railson (UNIFASF) , são estudantes de Química e Física. A irmã caçula, Nizelma, também fez a prova como treineira.

Todos estudaram em escolas públicas de Guaribas, município de 4,5 mil habitantes, que ficou conhecido nacionalmente, por ter sediado o Programa Fome Zero, em 2002. O CETI Paulo Freire é a única escola de ensino médio no município e, para chegar à sala de aula, o estudante percorria 37 km de distância do povoado onde moram

Glauzan Alves, professora do CETI Paulo Freire, conta que,mesmo nas aulas remotas durante a pandemia de Covid19, no primeiro ano do Ensino Médio,já era possível perceber o potencial de Glebson. "Ele é muito focado. Tem muita habilidade na escrita, tem muita potencialidade artística, principalmente na pintura. E toca violão muito bem, apesar de tímido", diz.  "Exatamente por isso, sofremos pelo fato de que nem todos os alunos podiam estrar presentes todos os dias por causa da distância e da falta de transporte", lamenta.

Filho de lavradores, aluno de Guaribas tira nota 980 na Redação do Enem (Foto: Reproduççao)Glebson (à esquerda na foto feita na escola) foi um dos estudantes inscritos no Pré-Enem Seduc, modalidade de preparatório para estudantes da rede pública, através de plataformas digitais e revisões nas cidades do interior. Em 2023, cerca de dois mil alunos passaram pelo curso. Dois obtiveram 980 e há centenas de notas acima de 900, conta a professora Hildalene Pinheiro. "Foi um show de resultados. Agora é esperar o SISU", finaliza.

Apenas uma piauiense obteve a nota 1000, máxima na escala do Exame Nacional do Ensino Médio. Ana Carolina Angelim Damasceno,20 anos, do Instituto Dom Barreto, escola da rede privada do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES