Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Guerra: 6 aviões da FAB já iniciaram missão para repatriar brasileiros

Primeira aeronave já decolou em direção à Roma, aguardará autorização para pousar em Telaviv; Operação é feita pela FAB

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira das seis  aeronaves que serão utilizadas para repatriar brasileiros que estão na área do conflito em Israel já está à caminho do Oriente Médio. Uma aeronave KC-30 decolou às 18h05min (horário local) de Natal/RN com destino à Roma (Itália), onde deve chegar por volta das 2h. Na capital italiana, o avião aguardará autorização para seguir para Tel Aviv, em Israel. A operação executada pela Força Aérea Brasileira, sob a coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Neste domingo, aconteceu uma reunião para definir a operaão de repatriação de mais de 1000 brasileiros que estão no na região do conflito e já entraram em contato com o Itamaraty ( leia nota no final da reportagem). Dentre eles, muitos são turistas. Participaram da reunião a Ministra substituta do Itamaraty, a  Embaixadora Maria Laura da Rocha; o Ministro da Defesa, José Mucio; o Ass. Esp. do PR, Emb. Celso Amorim; e o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

REPATRIAÇÃO

Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações para trazer de voltar brasileiros em áreas de conflitos no mundo , por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia. Na missão que começou hoje, serão utulizados outro KC-30, 02 KC-390 e 02 VC-2, totalizando 06 aeronaves.

O KC-30 é a maior aeronave já operada pela FAB e atinge a velocidade máxima de 995 km/h, além possuir capacidade para transportar até 238 passageiros!

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul! A aeronave cumpre missões de transporte aéreo logístico, combate a incêndio em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, lançamento de carga e de pessoal, entre outras.

Duas aeronaves foram cedidas pela Presidência da República e ficarão disponíves.

NOTA DO MINISTEÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramalá, segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina.

A Embaixada em Tel Aviv identificou, até o presente momento, três brasileiros desaparecidos e um ferido, todos binacionais, que participavam de festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido, também binacional, recebeu, hoje, alta do hospital e se encontra bem.

A Embaixada em Tel Aviv colheu, até agora, por meio de formulário “online”, os dados de cerca de 1.000 nacionais e seus dependentes, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES