Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

HQ “Voz de Esperança Garcia ” tem lançamento confirmado em Teresina

História em Quadrinhos é forma lúdica de popularizar o documento do século 18 escrito por mulher escravizada XVIII

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A HQ  sobre a Carta de Esperança Garcia tem lançamento confirmado para o próximo sábado, 24, em Teresina.  A Voz de Esperança Garcia tem o roteiro de João Luiz e Bernardo e os desenhos de  Bernardo Aurélio, que, também é historiador. “Nunca imaginei escrever o roteiro deste quadrinho para um cientista, um mestre em história, uma doutora em línguas. A minha ideia sempre foi contar a história de uma das mulheres mais importantes do Piauí para qualquer pessoa”, afirma Luiz.

O projeto, financiado pelo programa RUMOS, do Itaú Cultural, "traduz" para Quadrinhos, a  história de  Esperança Garcia, mulher escravizada, que viveu no município de Nazaré do Piauí ,em meados do século 18. Separada do marido e de um dos filhos e levada para a Sede da Fazenda Algodões, era vítima de maus tratos. No dia 6 de setembro de 1770, escreveu uma carta para o governador da Província denunciando o sofrimento e pedindo providências. 

Em 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reconheceu a Carta como  primeira petição jurídica do país,  redigida por uma mulher. Esperança Garcia foi considerada, então, a primeira advogada brasileira. A carta é também um dos primeiros textos afro-brasileiros que se tem conhecimento.

.

Além de A Voz de Esperança Garcia, Bernardo Aurélio é autor de quadrinhos como Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo, Máscara e Ferro e outros. Antes do lançamento da capital,  Aurélio apresentou a obra na Comic ConRS 2023, maior evento de cultura pop do Sul do país, realizado em Canoas (RS) com destaque para as histórias em quadrinhos.

O lançamento de "A Voz de Esperança Garcia” "acontece na Livraria Quinta Capa, a partir das 16h

A livraria fica na Rua Dirceu Oliveira, 3047, no bairro Ininga, próximo a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), zona Leste de Teresina (PI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES