Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Indicação de 3 mulheres em lista para TSE é recado do STF para Lula

Indicações para ministra substituta da Justiça Eleitoral agradaram Rosa Weber e mostram tendência

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Composta por 3 mulheres, a  lista tríplice composta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a escolha de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na classe de juristas soa como recado para o presidente Lula, que estáa sendo pressionado quanto à indicação de mais uma vaga na Corte, aberta em razão da aposentadoria de Rosa Weber. Atéo momento, existem apenas homens apontados como  favoritos para o cargo.

Assim, inpendente da ecolha de Lula, a Justiça Eleitoral terá uma mulher integrando a sua Corte, ainda que como substituta. Na lista, a mais votada foi Marilda de Paula Silveira, com 11 votos, seguida de Daniela Lima de Andrade Borges e Vera Lúcia Santana Araújo, que tiveram dez votos.

A lista será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a indicação. Ao proclamar o resultado, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse estar muito satisfeita com o fato de a lista ser composta integralmente por mulheres.

O TSE tem7  integrantes. Três vagas são destinadas a membros do STF, duas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas devem ser preenchidas por representantes da advocacia indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, o nome é escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Supremo.

Para a escolha do segundo ministro do Supremo - Lula já indicou o advogado Cristiano Zanin - aparecem como favoritos Jorge Messias (AGU), Bruno Dantas (TCU) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES