Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula defende Dino e manda recado: “não haverá recuo no combate ao crime”

Presidente acredita que ataques a ministro são tentativa de intimidade Governo nas investigações

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presisente Luís Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou hoje sua confiança e respeito ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que tem sido alvo de ataques nos últimos dias, após divulgação de fotos de uma advogada,casada com um traficante do Amazonas, ter integrado um grupo de mulheres recebida em audiência no órgão. "Minha solidariedade ao ministro @FlavioDino que vem sendo alvo de absurdos ataques artificialmente plantados."publicou na rede social X, antigo Twitter.

" Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira", competou o presidente. Segundo Lula, as publicações que buscaram envolver Dino, que não esteve no encontro em que Luciane Barbosa Farias. A advogada participou de audiência com Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos no MJSP. Vaz confirmou a audiência, solicitada pela ex-deputada estadual e vice-presidente da Comissão de assuntos Penitenciários da ANACRIM-RJ, Janira Rocha. Luciana estava entre os integrantes da comitiva de mulheres, mães que tiveram os filhos mortos em presídios.

O presidente defende que as publicações que tentam associar Dino ao crime organizado, uma narrativa usada,há algum tempo, pelos parlamentares da extrema-direita,  seria uma forma de intimidar o Governo em ações contra o crime. "O Ministério da Justiça tem coordenado ações de enorme importância para o país: a defesa da democracia; o combate ao armamentismo selvagem; o enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico e às milícias; e a proteção da Amazônia. Essas ações despertam muitos adversários, que não se conformam com a perda de dinheiro e dos espaços para suas atuações criminosas. Daí nascem as fake news difundidas numa clara ação coordenada", diz.


O presidente ainda concluiu o post com umrecado: "nós reiteramos: não haverá recuos diante de criminosos e seus aliados, estejam onde estiverem, sejam eles quem forem"

ENTENDA A ORIGEM DOS ATAQUES

A reportagem que deu origem aos ataques à Dino foi publicada no Jornal O Estado de São Paulo. Depois da divulgação, que denunciava a presença de Luciana no Ministério, o assunto foi usado por parlamentares para tentar incluir Dino e alimentar a narrativa. Na campanha eleitoral para a Presidência, o entáo candidato Lula foi atacado por usar um boné com as iniciais CPX ( Complexo) durante visita ao Complexo do Alemão,onde vivem milhares de cariocas. Segundo a narrativa de extrema-direita, a comunidade é sinônimo de crime de tráfico de drogas. Meses depois, o ministro Flávio Dino tamb;em esteve na Comunidade, para uma ação de governo, ocasião em que também foi cobrado pela presen;a no local. Dino chegou a ser interpedado na Câmara Federal sobre a ação.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES