Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula demite presidente da Caixa e anuncia indicado de Arthur Lira

Rita Serrano teve audiência com o presidente Lula esta manhã e foi comunicada sobre demissão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu nesta  quarta-feira (25/10), a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Ela foi comunicada da demissão durante reunião no Planalto, em meio a várias agendas com ministros e com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para tratar da Segurança Pública no estado. Minutos depois da audiência, foi divulgada a nota da posse do sibstituto, o economista Carlos Vieira Fernandes.

"O Governo Federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a Presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo", infoirma o texto da Secretaria de Comunicação.

Segundo a nota, o presidente teria agradecido à Rita Serrano pelo trabalho feito na Instituição. "Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio",informa.

Carlos Antônio Vieira Fernandes é um servidor de carreira da Caixa Econômica Federal e foi indicado pelo presidente da Câmara Arthur Lira. Foi secretário-executiva do Ministério das Cidades, no governo Dilma Roussef, que tinha como titular Com vasta experiência na área financeira, Fernandes ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT),que tinha como titular, o deputado federal Aguinaldo Silva (PP/PB)

Centrão

A Caixa Econômica Federal era um dos órgãos públicos alvos da cobiça do Centrão, que tem condicionado a ampliaçAo da participação no Govenro para aprovação de asusntos de interesse do Governo no Congresso.Há um mês o presidente afirmou que ele mesmo definiria as mudanças e que não aceitava imposições para a troca de ministros.

Com a demissão de Rita Serrano, a participação feminina no primeiro escalão do Governo fica ainda menor. Lula já tinha demitido a  ministra dos Esportes, Ana Moser, susbtituida por André Fufuca (PP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES