Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

“Não é guerra, o que acontece no Oriente Médio é um genocídio, diz Lula

Declaração acontece durante cerimômia de posse dos membros do Conselho de Federação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou hoje que considera um genocidio o que está acontecendo no Oriente Médio "Não é guerra, é genocídio" declarou Lula ao se referir ao conflito entre Israel e o Hamas. Lula também disse não entender quem insiste em guerrear quando o resultado é a morte de quase 2 mil crianças

A declaração do presidente foi feita durante a nomeação dos membros do Conselho da Federação, órgãoo consultivo que reúne representantes de estados e municipios, realizaada nesta aurta-feira,25, no Palácio do Planalto. Antes de abordar o tema, Lula informou que falaria com o Emir do Catar, o que ocorreu em seguida (Leia Nota abaixo)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou nesta quarta-feira (25) com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, sobre a situação do conflito na Faixa de Gaza. Ambos concordaram sobre a importância da abertura de um corredor humanitário e da libertação de todos os reféns. Ressaltaram a necessidade de um cessar-fogo e os perigos de uma escalada no conflito, que precisa ser evitada.

Lula destacou o relevante papel desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito entre Israel e o Hamas. Brasil e Catar coincidem sobre uma solução de dois Estados, Israel e Palestina, convivendo juntos e em paz.

O presidente manifestou sua preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, à espera de repatriação. Comentou sobre a prontidão do plano de evacuação, com aeronave presidencial posicionada no Cairo, e da operação de acolhimento na volta ao Brasil.

A conversa com o emir do Catar vem somar-se à série de contatos que o presidente Lula tem realizado com líderes da região, com o intuito de promover uma solução que restabeleça a paz. Desde o início do conflito, ele conversou com os presidentes de Israel (Isaac Herzog), da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), do Irã (Ebrahim Raisi), do Egito (Abdel Fattah el-Sissi), da Turquia (Recep Tayyip Erdogan), da França (Emmanuel Macron), da Rússia (Vladimir Putin), dos Emirados Árabes (Mohammed bin Zayed Al Nahyan) e do Conselho Europeu (Charles Michel).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES