Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula vai implantar prótese no quadril e cirurgia acontece nesta sexta

A operação acontece em Brasília e, durante pós operatório, presidente despachará no Alvorada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cirurgia que o presidente Lula fará na próxima sexta-feira, 29, no Hospital Sirio Libanês, em Brasília, deixará o chefe do executivo afastado por,pelo menos, um mês. A previsão de recuperação varia entre 4 e 6 semanas segundo assessoria da Presidência. Lula fará um artroplastia total do quadril, que consiste na implantação de uma prótese que susbtituirá o desgaste da cartilagem que reveste as articulações e que vem provocando dores intensas desde agosto de 2022. 

A previsão é que o presidente deixe o hospital 4 dias após o procedimento, ou seja, na terça, dia 3. Por orientação médica pré-cirúrgica, Lula usará máscara nos eventos públicos.Trata-se de uma recomendação usual a todos os pacientes com cirurgias agendadas.A equipe médica chefiada pelo médico particullar do presidente Roberto Kalil Filho. "É uma cirurgia segura que resolve o problema dele" informou em entrevista.

Como é feita a artroplastia 

O paciente recebe anestesia, que pode ser geral ou parcial . Após a aplicação, o  cirurgião faz um corte na parte da frente da coxa do paciente e remove as partes que estão desgastadas. Em seguida, é implantada a prótese no paciente. O procedimento dura, em média, duas horas e 30 minutos, mas esse prazo depende de cada paciente. O objetivo desta cirurgia é aliviar a dor, melhorar os movimentos do quadril e toda a qualidade de vida do paciente.

A artroplastia é um cirurgia ortopédica cujo pós-operatório prevê que o paciente possa se locomover nas primeiras horas após o término.Lula também será fará fisioterapia. O presidente vem sentindo fortes dores na região do quadril e chegou a fazer infiltrações que amenizavama situação. No entanto, a indicação é de cirurgia.

Recuperação

Devido ao procedimento, o presidente só deverá fazer mais duas viagens este ano, em novembro, para os Emirados Árabes, onde participará da COP 28 (Cnferência da ONU sobre clima) e, em dezembro, para a Alemanha. Durante o período de recuperação, Lula despachará no Palácio do Alvorada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES