Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Lula voltará a acionar a ONU por pausa humanitária, diz Mauro Vieira

O ministro deu detalhes da Operação que durou 36 dias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma negociação que envolveu muitos telefonemas, encontros e participações em audiências com representantes dos governos de Israel, Egito, Catar e da Autoridade Palestina, e que teve o empenho do preidente Luís Inácio da Silva. Assim foi a retirada de 32 brasileiros que estavam na Faixa de GAza e retornam nesta segunda, 13, para o Brasil. Em entrevista, agora há pouco, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira,  afirmou que a situação dos brasileiros está resolvida de momento mas que a situação do conflito é gravíssima e o presidente Lula segue falando com os atores importantes envolvidos", garante.

Segundo Vieira, o presidente voltará a cobrar do Conselho de Segurança da ONU com vistas à uma pausa humanitária para o conflito", afirma. O ministro reafirmou que "todo o esforço para a libertação dos brasileiros foi feito pelo Governo do Presidente Lula. Eu fui o interlocutor". Ao ser questionado sobre a reunião organizada pelo embaixador de Israel com a presença do ex-presidente JAir Bolsonaro e a narrativa posterior de que ele teria tido influência no resgate, Vieira disse tratar-se de  " desinformação". E ainda afirmou que não conhece Daniel Zonshine

A viagem que trará os repatriados será o décimo voo de aeronaves da Força Aérea Brasileira(FAB), que,juntamente com a Presidência da República, disponibilizou seus aviões para a Operação Voltando em Paz e conseguiu transportar 1477 pessoas e 53 pets em 36 dias de Operação.

Montada pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos na zona do conflito iniciado em 7 de outubro, no Oriente Médio, a Operação Voltando em Paz viveu, neste 12 de novembro, mais um capítulo importante de sua trajetória, quando o grupo de brasileiros que ansiava por deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira com o Egito.

A previsão é de que eles embarquem nesta segunda-feira, 13/11, em um avião VC2, da Presidência da República, na décima viagem de repatriação de brasileiros. A chegada está prevista para as 23h30 desta segunda, na Base Aérea de Brasília. Ao tocar o solo, serão 1.477 passageiros transportados: 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana, além de 53 animais domésticos (veja abaixo).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES