Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Maioria da bancada piauiense diz não ao voto impresso; saiba como votaram

PEC foi derrotada na Câmara Federal por 229 a 218 votos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com os votos dos deputados federais piauienses Átila Lira (PP) , Marco Aurélio Sampaio (MDB) ,  Merlong Solano (PT), Rejane Dias (PT) ,Fábio Abreu (PL) ,Flávio Nogueira (PDT) e Margarete Coelho (PP) a maioria da Câmara Federal rejeitou hoje à noite, a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). No placar final, foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. O governo federal, patrocinador da PEC, precisva de 308 votos favoráveis para mudar a Constituição. Agora, o texto será arquivado.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que levou a votação à Plenário ,mesmo depois da PEC ter sido rejeitada pela Comissão Especial, comentou o encerramento da votação . “A democracia do Plenário desta Casa deu uma resposta a este assunto e, na Câmara, espero que este assunto esteja definitivamente enterrado”, afirmou. 

Na semana passada, a comissão especial derrotou o texto do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), e também rejeitou o texto original, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF).

A  proposta estabelecia a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos e já seria válida para as eleições de 2022.

Apesar dos esforços do governo federal, a PEC do voto impresso já chegou derrotada ao Plenário. Até mesmo o PP, que integra o Centrão, liberou sua bancada. No caso do  Piauí, dois parlamentares do Partido foram contrários e somente a deputada do partido, Iracema Portela votou favorável. Os deputados Júlio Cesar Lima e Marina Santos também apoiaram a PEC do voto impresso.   

Orientaram contra a proposta PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, Psol, Avante, PCdoB, Cidadania, Minoria, PV, Rede e oposição. PSL, Republicanos, Podemos e liderança do governo orientaram o voto favorável ao texto, que precisa de 308 deputados para ser aprovado.  Liberaram a bancada PP, PSC, Pros, PTB, Novo, Patriota e Maioria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES