Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Mais de 60% das crianças deixam Bolsa Família após 4 anos, diz estudo

Programa de transferência de renda é a porta de saída para o mercado de trabalho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Principal política de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família está cumprindo o seu papel de prestar assistência temporária às famílias em situação mais vulnerável e conduzír os beneficiários para o mercado de trabalho

Reportagem da BBC Brasil revela que 64,1% dos beneficiários entre 7 e 16 anos, que estavam no Cadastro Único em 2005, já não estavam no Programa em 2019.

Além disso, 45% dos ex-dependentes acessaram o mercado de trabalho informal "pelo menos uma vez" nesse período de 4 anos.Outros 20% ainda permaneciam no Cedastro e 14% recebiam o bolsa família mesmo adultos.

COnseguiur um emprego é a porta de saída do programa de transferência de renda. Por isso, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, desenvolveu uma parceria com empresas privadas para a contratação de beneficiários do Programa. Empresas como o Carrefour e Coca-Cola aderiram à iniciativa que prevê a abertura de 1 milhão de vagas para oriundos do programa.

“Agora nós vamos trabalhar toda essa parte de qualificação, ter uma meta em cada estado. No Piauí a meta é alcançarmos, no primeiro momento, 35 mil pessoas que deixaram o Bolsa Família, porque têm uma renda mais elevada e, assim, em todos os estados brasileiros, até completar um milhão ou mais de famílias”, afirma o ministro do MDS.

O objetivo do MDS é expandir a iniciativa pelo país com novas parcerias. “Vamos pactuar com os vários setores da economia. A meta é tirar as pessoas da pobreza para o emprego”, prosseguiu o ministro. Para promover a inclusão socioeconômica das famílias, o MDS criou uma secretaria própria que tem se articulado com a sociedade civil e com órgãos públicos e privados. A ideia é integrar ações e captar vagas para a qualificação e para a inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a renda no mundo do trabalho.

Em outra ponta, o MDS trabalha com a rede financeira do país para a criação de um fundo que sirva como garantia para a concessão de crédito a pessoas que desejam empreender, mas que não têm renda nem patrimônio suficientes.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES