Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Medalhistas da OBMEP e professores se unem para disputar eleições no Piauí

Educadores integram chapa que reúne ex-alunos, diretor e professores da Escola reconhecida pelas conquistas em Olimpíadas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos livros de Matemática para a Política! Em Cocal dos Alves, cidade que fica a 295km de Teresina, professores e ex-alunos medalhistas em Olimpiadas Escolares se unem para disputar as eleições municipais e mudar a realidade de um dos municípios mas pobres do estado. Eles compõem a chapa liderada pelo professor Antônio Cardoso do Amaral (PSD), que foi convencido a disputar sua primeira eleição, depois de  pesquisas de intenção de voto que apontam preferência pelo nome dele  ao trabalho realizado na Escola Agostinho Brandão. " Queremos apresentar uma alternativa à população, por isso reunimos pessoas da comunidade que têm o mesmo objetivo de ajudar nossa cidade", diz.

Entre os 10 nomes que o Partido pode apresentar na disputa ( a Câmara Municipal é composta nor 9 vereadores), estão da Bacharel em Matemática e acadêmica de Medicina Ana Carlos de Brito Amaral (foto). A jovem é detentora de 7 medalhas na OBMEP ( Olimpíada Brasileira de Matemática). Outro nome na disputa pelas vagas da Câmara é de Miky Oliveira, psicólogo graduado pela Universidade Federal Deslta do Parnaíba (UFDPAR) e ex-alunos da escola Agostinho Brandão. Ele e Ana Carlos são jovens apontados como lideranças entre os alunos. O professor de Letras- Espanhol Helisney Brandão também integra a chapa,que  tem apenas um vereador disputando a reeleição. Confira os nomes: Ana Carla (PSD) Sabrina Sousa (PSD) Maiky Oliveira (PSD)Chaga Ed (PSD)Neto Sinhá (PSD)Raimundo Zezim (PSD)Professor Ney (PSD)Salvador (PSD)Zé do Manoel Chico (PSD)

Mudando vidas

A escola estadual de Cocal dos Alves ficou conhecida nacionalmente pelo grande número de medalhas em diversas olimpíadas escolares, incluindo a OBMEP. Na primeira participação, em 2005, 25 aprovados estudantes passaram para a para 2º fase e 19 foram premiados. De lá para cá, a Unidade tem acumulado vitórias e se destaca também pelo acesso aos seus alunos ao Ensino Superior, trajetória iniciada pelo trabalho de uma equipe liberada pelo prof Amaral. Mais do que isso, a escola modelo inspirou outras instituições piauienses na participação garantiu acesso a estudantes da Rede Pública.

Cocal dos Alves tem 6806 habitantes (IBGE 2022) e apenas 6,7% da população economicamente ativa está no mercado formal de trabalho. Os melhores indicadores do município são no setor de Educação, com 96,3% de taxa de escolarização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES