Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Meninas em perigo: em 2022, 854 crianças foram vítimas de estupro no Piauí

Os dados do Anuário de Segurança Pública apontam crescimento do crime de estupro de vulnerável no estado. Vítimas têm entre 0 e 14 anos de idade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada dois dias, uma menina é estuprada no Piauí. Em 2022, foram 854 vítimas, que tinham entre 0 e 14 anos de idade. Envolvendo outras faixas etárias, o crime de estupro fez 1241 vítimas somente no ano passado. Os dados estão no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2023, divulgado nesta quinta-feira, 20 de julho.

Os dados apontados do Anuário revelam que as crianças e adolescentes são as maiores vítimas deste tipo de crime no estado. Dos 970 casos, meninas e meninos tinham menos de 15 anos de idade. Os criminosos têm método e ele indica que a vulnerabilidade é fator que desencadeia esse horror: de cada 10 crimes, sete crimes ocorrem dentro de casa, principalmente (65,1% das ocorrências), ao longo do dia, entre 06h e 11h59min, ou entre meio-dia e 17h59min, “período em que a mãe ou cuidadora da criança em geral está fora, trabalhando”. E mais: 10% das vitimas eram bebês e 17,7% tinham menos de nove anos de idade.

Além de revelar que as crianças não estão seguras dentro de casa, os números também apontam para a relação de proximidade (e confianças) dos criminosos para com a família. Quando menos idade tem a criança, mais aumenta esse indicador. Entre as menores (0 e 13 anos), 64% eram familiares (pais, padrastros, avós irmãos); 86% conhecidos da família (vizinhos, amigos dos pais ou irmãos).

Os dados nacionais também são estarrecedores. O documento aponta o  maior número de registros de estupro e estupro de vulnerável da história, com 74.930 vítimas.  O crescimento foi de 8,2% em relação ao ano anterior e representa apenas casos que foram notificados às autoridades policiais. A maioria desses crimes sequer é reportada, segundo estudo do IPEA que projeta  que  apenas 8,5% estupros no Brasil são reportados às polícias e 4,2% chegam aos  sistemas de informação da saúde. Levando-se em conta esses dados, a projeção seria de cerca de 822 mil estupros no país, somente em 2022.

Piores anos

A série histórica do Anuário mostra um crescimento de 42%l dos crimes de estupro de crianças e adolescentes entre 2011 e 2022. Nos últimos quatro anos,a violência sexual contra crianças deu um salto. No período, ocorreram mais de seis mil estupros de vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES