Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Ministros ignoram especulações e intensificam agenda de trabalho no país

Rita Serrano se encontra com Lula, Wellington Dias anuncia retomada do Programa de Cisternas e liberação de recursos para o Semiárido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Os cães ladram e a caravana passa", o provérbio árabe se adequa bem ao  festival de especulações sobre uma possível " reforma ministerial que o presidente Lula teria que fazer fortalecer a base no Congresso Nacional e aprovar projetos importantes. Em meio à turbulência fabricada à base de muita fofoca e pouca informação, os ministros que são alvo da artilharia do Centrão intensificam as atividades correspondentes às suas Pastas. Rita Serrano,  presidente da Caixa Econômica, participou de uma  reunião  com Lula em que também estavam presentes,  Rui Costa (Casa Civil), , Alexandre Silveira ( Minas e Energia) e  Jean Paul Prates (Petrobras).

O encontro, que era parte da agenda, aconteceu no Palácio do Alvorada, onde o presidente está despechando, desde ontem, após procedimento médico. Serrano relatou a reunião em seu perfil em rede social e apontou os temas discutidos " pontos positivos da Caixa no financiamento em infraestrutura, na ampliação do crédito no período, do sucesso do Desenrola e, outras ações para o futuro ", garante. A presidente da Caixa compartilhou um registro onde Lula aparece sorridente : "no final entreguei de presente ao presidente três obras do artista pernambucano J.Borges.  Pela foto vocês vão perceber que  ele adorou."

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é outro alvo da boataria. Nos últimos dois dias, Wellington Dias participou do encontro com governadores do Consórcio Nordeste com o vice-presidente geraldo Alckimin que integram a  Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico. 

O retorno do programa de impplantação cisternas, que receberá R$ 562 milhões e beneficiará 60 mil famílias. Criado em 2003, o Programa foi praticamente desativado desde 2017. Outros compromissos do ministro incluíram a  criação do Comitê Permanente de Gênero Raça e Diversidade, para combater discriminação a mulheres, negras e negros, pessoas com deficiência e LGBTs, dentro e fora do MDS. Faz parte da nossa missão. Além da assinatura de  Acordo de Cooperação Técnica que  assegura a  compra de, no mínimo, 30% de alimentos da agricultura familiar para hospitais, instituições de ensino, exército, sistema prisional, órgãos públicos.

O piauiense também visitou a cidade de São Raimundo Nonato, ao lado do  presidente da Embratur, Marcelo Freixo (foto)

Fakenews

Apesar de outros ministros terem entrado na mira do Centrão ( Nìsia Trindade, Ana Moser, Cida Santiago, Silvio Almeida e Alexandre Silveira), nenhuma outro boato é tão resistente quanto o que dá conta da saída de Dias. As justificativas variaram ao longo do mês. A maioria não se sustentou e é substituída por outras. O método é bastante utilizado na disseminação de fakenews. As informações falsas após lançadas no "mercado consumidor" têm um período para se estabilizarem. Se forem desmentidas, dão vez a outras e assim, sucessivamente. A construção da narrativa para enfraquecer o ministro, no entanto, permanece

Veja as fakenews mais compartilhadas e abaixo delas, a informação corrigida

Tem rendimento "abaixo do esperado" ( usada também para Trindade, Moser e Almeida)

- Pesquisa revelou que programas sociais são ações mais conhecidas pela população

 - Lula insatisfeito

-Janja foi ao MDS e mandou recado; Dias depois, Lula  afirmou que o Ministério era o coração do seu governo

- Traballho não faz popularidade do presidente melhorar no Nordeste

- Pesquisas apontaram queda de popularidade do presidente em todas as regiões. No Nordeste, a reprovação foi menor do que nas demais (IPEC/Junho)

- Desvio de finalidade do Bolsa Família

- Parcerias com a  iniciativa privada garante  trabalho aos egressos do Bolsa Família e visa reduzir preconceito do mercado de trabalho

-Não tem apoio político 

Pesquisa do Congresso em Foco junto ao Congresso Nacional aponta Dias como o 3º mais bem avaliado entre os 37 ministros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES