Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Mulheres nas decisões de guerra e paz, diz Janja em artigo no Le Monde

A socióloga e primeira-dama do Brasil também afirma que mulheres e crianças são os que mais sofrem com os conflitos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mulheres sofrem as consequências das guerras,  que são decididas pelos homens, entende a  socioóloga  Janja da Silva, primeira-dama do Brasil, em artigo publicado nesta segunda-feira, 31, no Le Monde. Apesar da frase de impacto, o texto, na verdade, é uma defesa da participação feminina em todos os momentos da vida de uma Nação, incluindo conflitos e acordos de paz, já que são excluidas das decisões,  na visão de Janja.

A publicação do artigo no importante períódico francês projeta a imagem de Janja e fortalece o papel que ela quer resignificar: o que primeira dama para além do efeito decorativo. " Começando a semana com esse artigo publicado hoje (...) Nele eu reflito sobre o papel feminino na construção da paz e a importância da presença das mulheres nos espaços políticos de decisão", escreveu em suas redes sociais.

A primeira dama tem acompanhado o presidente Lula em todas as agendas internacionais. Em maio, o casal foi ao Japão, para a Cúpula do G7 e visitou o  Museu Memorial da Paz, em Horishima. "A visão das ruínas deixadas pela explosão nuclear, rodeadas pelos edifícios da cidade reconstruída, impõe-se e obriga-nos a pensar nas graves consequências das guerras, e nos possíveis meios de as ultrapassar", diz.                                 

No artigo, a socióloga defende a busca da paz,  repetindo a posição adotada por Lula, em relação à Guerra entre Rússia e Ucrânia "Não é apenas um dever moral, mas também uma obrigação política de todos aqueles que estão comprometidos com um mundo de equidade e justiça". 

Janja  também afirma que  a cada novo conflito iniciado no mundo, a ppopulação mais vulnerável é exposta às piores consequências e  aumentam as desigualdades, inclusive de gênero. "É impossível, portanto, nestas condições, imaginar poder superar as guerras e construir a paz sem a participação efetiva das mulheres",  opina, chamando a atenção, em especial, para "o preço pago por mulheres, meninas e crianças durante a guerra e depois delas""

Link: https://www.lemonde.fr/idees/article/2023/07/31/janja-lula-da-silva-ce-sont-les-hommes-qui-decident-de-faire-la-guerre-et-ce-sont-les-femmes-qui-en-subissent-les-pires-consequences_6183926_3232.html



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES