Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

No Senado, governadores do Nordeste cobram recomposição de perdas do FPE

Rafael Fonteles diz que recomposição trouxe prejuizos aos estados e ampliam as desigualdades

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Governadores de oito estados do Nordeste defenderam nesta segunda-feira (25) a recomposição das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a ampliação do debate sobre a reforma tributária com o governo. Foi durante encontro com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da PEC 51/2019. Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, " o FPE e o FPM têm que ter a mesma recomposição prevista em lei"

Do encontro também participaram as governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lira (Pernambuco) e os governadores  Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Carlos Brandão (MA), João Azevêdo (PB) e Fábio Mitidieri (Sergipe e presidente do Consórcio Nordeste). Defendida pelos governantes, a recomposição do FPE,  já aprovada na Câmara e será apreciada no Senado, porém não tem relator ainda. "Estados querem um tratamento isonômico em relação ao FPM", comenta Fonteles.

Os governadores também cobraram a votação da PEC 51/2019, que amplia a fatia dos estados no Orçamento da União ampliando de 21,5 % para 26% a parcela do produto da arrecadação dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e sobre produtos industrializados (IPI) destinada ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal. O texto, que já passou pela quinta e última sessão de discussão, em primeiro turno, tramita agora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise de emenda apresentada em Plenário que inclui os municípios na mudança pretendida pela PEC, de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP).

Fonte: Agência Senado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES