Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Peixe-boi que encalhou no litoral se recupera em Pernambuco e voltará ao PI

O peixe-boi está ameaçado de extinção e os motivos são a pesca predatória e a contaminação dos oceanos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi uma operação de guerra o resgate de Whind, nome dado a uma fêmea, filhote de peixe-boi, encalhada na praia de Macapá, no litoral piauiense. 

Whind se recuperou no Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos, no Pernambuco 

“Agradecemos muito o empenho do governo que viabilizou o transporte aéreo para que pudéssemos fazer o resgate, além de integrantes da ONG Ilha Ativa,”, diz Fábio Luna, coordenadora do Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos, “Whind já está se alimentando e, aos poucos estará totalmente recuperada”, conta a bióloga.

Localizado na Ilha de Itamaracá, o Centro é uma espécie de “hospital” para onde são levados os mamíferos resgatados no litoral brasileiro, mas também é uma unidade de pesquisa e conservação de mamíferos aquáticos. Além de peixe-boi, baleias também são encaminhadas para a Unidade.

Segundo Fábia, a agilidade para o deslocamento de Whind, que recebeu o nome em homenagem ao humorista piauiense Whindersson Nunes, foi fundamental para que ela pudesse sobreviver. “Uma vez, tivemos um encalhe em outro estado e passou-se mais de um mês para conseguirmos transportar o animal, que não resistiu”, conta. A hipótese mais provável é que o filhote tenha se perdido da mãe e acabou sendo levada pela correnteza. O animal foi encontrado por pescadores que, rapidamente, acionaram a ONG. Quando já estiver recuperada, Whind será trazida de volta ao seu habitat natural, no litoral piauiense.

O peixe-boi está ameaçado de extinção e os motivos são a pesca predatória e a contaminação dos oceanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES