Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Petrobras prepara instalação da primeira Biorrefinaria do país

Presidente da estatal anuncia que testes para. produção de derivados típicos do petróleo a parte de óleos vegetais foram bem sucedidos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras na vanguarda da transição energética no pais. Teste concluído nesta segunda-feira,6, apontam que a estatal está preparara para iniciar uma nova etapa. "É um evento tão 𝗱𝗶𝘀𝗿𝘂𝗽𝘁𝗶𝘃𝗼 para a indústria dos combustíveis quanto a criação da internet para as comunicações. E trata-se de uma patente @Petrobras", anunciou o presidete da empresa, Jean Paul Prates, na rede social X. 

O teste industrial com processamento de carga 100% óleo vegetal foi realizado na unidade de FCC da Refinaria Riograndense (RPR) , localizada em Rio Grande (RS) e o resultado foi considerado um sucesso! "É a Petrobrás voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global", projeta Prates.

Segundo o presidente da estatal, para a produção, foi utilizada tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) . "Alcançamos êxito na produção de petroquímicos e combustíveis renováveis, como 𝗯𝗶𝗼-𝗚𝗟𝗣, ó𝗹𝗲𝗼 𝗹𝗲𝘃𝗲 𝗿𝗲𝗻𝗼𝘃á𝘃𝗲𝗹, ó𝗹𝗲𝗼 𝗽𝗲𝘀𝗮𝗱𝗼 𝗿𝗲𝗻𝗼𝘃á𝘃𝗲𝗹 𝗲 𝗯𝗶𝗼-𝗕𝗧𝗫 (𝗯𝗲𝗻𝘇𝗲𝗻𝗼, 𝘁𝗼𝗹𝘂𝗲𝗻𝗼 𝗲 𝘅𝗶𝗹𝗲𝗻𝗼), 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘁ê𝗺 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮çõ𝗲𝘀 𝗻𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗱ú𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗯𝗼𝗿𝗿𝗮𝗰𝗵𝗮 𝘀𝗶𝗻𝘁é𝘁𝗶𝗰𝗮, 𝗻𝘆𝗹𝗼𝗻 𝗲 𝗣𝗩𝗖", informa o presidente 

Segundo Prates, a Petrobras também conseguiu  atender aos requisitos para a formulação de gasolinas renováveis de alto desempenho. Ele explica como ocorreram os testes:

"A operação teve início em 31/10/23 às 14h50 e decorreu de forma estável, com os equipamentos operando dentro dos parâmetros desejados até às 17h. Nesse momento, observou-se uma perda de carga mais significativa nos bicos de injeção de carga da unidade, provavelmente ocasionada pela limpeza que a nova materia-prima gerou no sistema, levando à decisão de colocar a unidade em recirculação. O problema foi resolvido durante a madrugada de 01/11/2023. A reintegração da seção de reação ocorreu às 14h de 01/11/2023. A unidade estabilizou com uma vazão em torno de 320 m³/dia em 02/11/2023, e o alinhamento dos produtos para o tanque final teve início às 23h. 

A reintegração da seção de reação ocorreu às 14h de 01/11/2023. A unidade estabilizou com uma vazão em torno de 320 m³/dia em 02/11/2023, e o alinhamento dos produtos para o tanque final teve início às 23h".

Com base nos resultados obtidos, a  unidade de FCC da Refinaria Riograndense será adaptada para tornar-se a primeira Biorrefinaria do país.,

A confirmação dos resultados promissores obtidos nas unidades de pesquisa abre perspectivas para o estabelecimento de 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗹𝗶𝗰𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝘁𝗲𝗰𝗻𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮 comprovada.Em junho de 2024, está previsto um 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗼 𝘁𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 de óleo de pirólise de biomassa com gasóleo.

"Nós estamos de volta à vanguarda de uma transição gradual, responsável e inclusiva, pois óleo vegetal em refinarias é demanda para o setor agrícola nacional, pequenos e grandes produtores", comemora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES