Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo PI: Acostumados a montar cavalos, vaqueiros morrem em acidentes com motos

Em 2023, 233 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no estado; 70% estavam em motocicletas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eles levam a vida montando mas estão  morrendo vítimas de acidentes  de trânsito enquando pilotavam motocicletas. A morte do vaqueiro,conhecido por  Toinho da Santa Alzira, ocorrido neste domingo, 11,em Novo Santo Antônio, expõe o fenômeno da interiorização  acidentes de trânsito no Piauí. Até o dia 21 de maio de 2023, o o trânsito fez  233 vítimas fatais no estado, sendo que  41 óbitos  foram registrados na capital, onde se concentra a maior parte da frota desse tipo de veículo, segundo  dados do Datasus, contabilizados pela Secretaria de Saúde do estado.  Até 2022, o Piauí tinha 634088 motocicletas registradas.

Toinho, natural de Jatobá, morreu quando voltada dos festejos do padroeiro do município. As causas do acidentes não foram esclarecidas mas o local, uma passagem molhada entre duas ladeiras, é considerado um dos mais perigosos da via. Em fevereiro de 2022, outro vaqueiro, Lucas Nascimento Sousa, de 23 anos ( foto), morreu após colidir a motocicleta que pilotava contra um animal, na BR 222, no município de Piripiri, a 165 Km de distância de Teresina. Já Antônio Lima dos Santos, o  Antônio Raposa, 83, colidiu sua motocicleta com um automóvel, em Angical do Piauí ( foto2) 

 Em 2019,Francisco Evandro,55, não resistiu aos ferimentos após um acidente quando  perdeu o controle da moto ao retornar  de uma vaquejada, em Esperantina. 

As mortes de vaqueiros neste tipo de acidente chamam a atenção porque também estão acontecendo em outros estados. Em abril, o vaqueiro Francisco de Sá Carvalho, o Taquinha, 52, morreu quando sua moto colidiu com um caminhão pipa, em Salgueiro (BA). Em Cajazeiras, sertão da Paraíba,  a cena do cavalo "Sereno" com a cabeça sobre o caixão do tutor, o vaqueiro Wagner Figueredo de Lima, comoveu o país. Lima também foi vítima do trânsito.

A falta de de habilitação, o não uso de equipamentos de proteção, como o capacete e a embriaguez ao volante formam o combo perfeito que explica o grande número de acidentes como motos. Também há uma disparidade entre o número de veículos que circulam irregularmente no estado, o que dificulta a fiscalização e a produção de estatísticas confiáveis pelos orgãos de trânsito.

Segundo o DataSUS, entre  2017 e 2021, foram registrados 12.227 óbitos por causas externas no Piauí. Destas 37,9% provocados por  acidentes de transporte, seguido das agressões (26,4%) . Os motociclistas foram as principais vítimas fatais de acidentes de transporte em todas as regiões, representando 64,4% destes acidentes. Em três regiões de saúde (Carnaubais, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Cocais), os óbitos de motociclistas representaram mais de 70%. Nessas regiões, está a maioria dos vaqueiros em atividade no estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES