Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Piauí inova ao apostar na Arte e Cutura para o pós pandemia

Antigas cadeias e imoveis abandonados se transformam em espaços culturais

Escadaria ganha pintura moderna em Amarante | João albert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem algo de muito estranho acontecendo no Piauí e isso é bom!

Em Pimenteiras, pequeno município localizado ao sul do Piauí, uma antiga Barbearia de um bairro pobre está sendo reformada. Em breve, o imóvel abrigará a Escola de Música Musisol, onde crianças da região irão aprender a tocar violão. Do outro lado do estado, em Campo Maior, uma antiga Cadeia Pública, construída em 1856 agora é a Casa de Formação Cultural de Jovens e Crianças, também destinado do ensino de Música.

Em Teresina, a fachada do Mercado do Mafuá, na zona norte, ganhou o toque moderno do coletivo de artistasdo grupo Saracura e o grafite também mudou a paisagem de concreto dos vãos da Ponte que liga Parnaíba à Ilha Grande.

Todos os projetos culturais têm algo em comum: eles foram viabilizados graças a incentivos fiscais mantidos pela Secretaria da Cultura do Estado. Em pouco mais de um ano, o estado já ganhou, além de pontos de cultura, museus, cinemas e teatros, o que já seria um espanto, visto que a crise financeira inviabiliza até mesmo a realização de obras de infraestrutura na maioria dos estados.

O secretário de Cultura, o jornalista e deputado estadual Fábio Novo (PT) é um entusiasta da idéia de espalhar espaços culturais. Em todos os projetos, o cuidado de inserir os elementos que identificados com as comunidades locais. No Mercado Público do bairro Mafuá, “a obra de arte, terá representações do capote, da renda e da nossa saudosa Maria da Inglaterra”, adianta o secretário que acompanhou a o início da revitalização no final de semana. Em Parnaíba, figuras conhecidas da cidade também dão vida à ponte. A cidade também ganhou o

o Museu do Mar do Delta do Parnaíba "Seu João Claudino", instalado no Complexo Porto das Barcas, uma área histórica da cidade litorânea.

Outra novidade na verdadeira ocupação artística e cultural do Piauí é que todas as ações aproveitam espaços existentes que são revitalizados e modernizados. Alguns ganham outras funções, como foi o caso da Barbearia e da Cadeia. O resultado é impactante junto à comunidade, como na escadaria do Alto do Poeta Da Costa e Silva, em Amarante, entregue no dia que a cidade completou 150 anos de emancipação. A pintura executada pelo coletivo Cactus Inc. ganha destaque com um projeto de iluminação que faz do local, um cartão turístico que,logo no primeiro dia, conquistou os moradores.

A capital e municípios do interior e litoral também ganham monumentos, museus particulares e espaços para organizações culturais. O Memorial Esperança Garcia, na zona sul de Teresina, ganhou uma estátua em homenagem à escrava que lutou contra os maus tratos aos quais ela e a família eram submetidos.Trata-se da primeira figura feminina, desde a Imperatriz Teresa Cristina, a ganhar um monumento público, o que garante à obra, de autoria do artista plástico Francisco Fialho, um caráter ainda mais inovador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES