Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Piauí: Partido da Mulher Brasileira é comandado por homem

Candidaturas femininas apenas cumprem a cota de gênero correspondente a 30%

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, o PMB (Partido da Mulher Brasileira) é comandado por um homem e o sexo masculino domina a única agremiação do país, criada com o objetivo de promover a maior participação das mulheres na Política. Registro da reunião realizada no dia 4 de junho de 2023, onde foram discutidas as candidaturas para as eleições de 2026, apenas 2 mulheres foram fotografadas, um indicativo que o Partido  do suplente de deputado Tiago Vasconcelos (apontado como "dono" da agremiação)  apenas garantirá  o preenchimento da cota destinada às candidaturas femininas. "Auxiliar uma mulher em uma construçãpo partidária é a resposta sobre o que eu acho quando a participação da mulher na Política", diz o  presidente de honra, Tiago Vasconcelos. Vasconcelos

O universo assegura  distorção que existe no universo político nacional em relação à questão de gênero do que pela sua performance em eleições. Fundado em 2008, com o objetivo de promover “o  reconhecimento, a consolidação e a valorização da mulher”, o PMB é comandado por homens em muitos estados brasileiros e  flerta com pautas da direita e exclui algumas das principais bandeiras de luta das mulheres.

Estatísticas

No Piauí,a  participação feminina na Política é uma das menores do país. O estado  não tem nenhuma representante na Câmara Federal. Uma única senadora, Jussara Lima (PSD) está no cargo em razão do pedido de licença do titular, o ministro Wellington Dias. DOs 224 municípios apenas 15%  elegeram prefeitas.

Quase metade da população acredita que os homens são melhores como líderes políticos do que as mulheres. É o que revela o relatório “Índice de Normas Sociais de Gênero, estudo do  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(Pnud) e que cobre 85% da população mundial, inclusive o Brasil. O dado estarrecedor aponta que o preconceito é o maior adversário das mulheres, não apenas no âmbito da política e nos demais campos de atuação e justifica distorções como candidaturas laranja e baixa representatividade feminina em todas as esferas de poder no país.

Os ideais do PMB

O PMB é um partido de centro, que pretende impulsionar a política nacional de forma a determinar a busca dos seus principais eixos de luta como a valorização social, moral, profissional e política da mulher, bem como a integração da sociedade, visando alcançar por meio de medidas econômicas, sociais e políticas, o desenvolvimento nacional sem o caráter excludente e/ou discriminatório de quem quer que seja.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES