Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Povos originários: realidade do PI mostra eficiência de políticas públicas

As imagens dos yanomamis, em Roraima, e do Mimbó, no Piauí, expõem a diferença entre a inércia e a ação para proteger os povos originários

Fábio Novo,Carlos Anchieta e Kalina Rameiro na entrega do Ateliê | reprodução rede social
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação de calamidade dos yanomamis, exposta ao mundo a partir das imagens de desnutrição de doenças como malária e verminoses, do abandono de crianças e idosos, não era  novidade para o governo federal, que acompanhou, inerte, o processo que culiminou com a morte de 570 indígenas nos últimos quatro anos. O então presidente Jair Bolsonaro ignorou 21 apelos de socorro de entidades ligadas aos indígenas e decisões do STF que determinavam providências. No mesmo dia em que o presidente Luís Inácio Lula da Silva foi à Roraima e se deparou com o horror, no Piauí, imagens do  Quilombo  Mimbó,  em Amarante,  onde também vivem povos originários traziam uma outra realidade. O governador Rafael Fonteles (PT) escolheu o local para sua primeira viagem ao interior, desde a posse em janeiro, uma promessafeita durante aos quilombolar durante  a campanha eleitoral.

Uma das ações entregues no Mimbó foi a Casa de Cultura e de um ateliê de costura, espaço que será ocupado pelas 30 mulheres que fazem parte do projeto de artesanato que criou a grife do quilombo. A iniciaiva da ex-governadora Regina Sousa, agora à frente da Secretaria de Ação Social e Comunitária (SASC) cria oportunidades de trabalho e fortalece as tradições do povo preto.em 2022, o Quilombo foi o primeiro do pais a receber internet de qualidade, através do Piauí Conectado, uma PPP na área de inclusão digital.

As políticas públicas de preservação dos povos originários e da estruturação e regulamentação do território onde vivem foram intensificadas no último mandato do ex-governador Wellington Dias e na gestão de Regina Sousa ( na foto, a recepção feita à secretária, durante visita ao Mimbó neste sábado)  Além da entrega dos títulos de terra para centenas de moradores de áreas indígenas e comunidades quilombolas, houve avanços na melhoria das condições de vida.

Na pandemia de Covid19, o Piauí priorizou a vacinação nas áreas ocupadas por povos originários.  Ao todo, 25.193 quilombolas receberam  as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, em uma ação pioneira no país. Somente no Mimbó, 510 pessoas foram imunizadas

Para o deputado estadual Fábio Novo (PT), a coincidência das suas imagens - a situação dos yanonamis, que deveriam estar sob a proteção do governo federal e as ações estaduais no quilombo de 203 anos expóe duas realidades distintas e escancara as diferenças entre os governos . "Em comum os dois momentos exibem a sensibilidade de governos com atenção para os mais pobres, historicamente alijados das políticas públicas e ainda respeito aos primeiros e aos direitos humanos. Por aqui, seguimos de esquerda e avançando no respeito e nas conquistas dos nossos povos originários ", opina.

Já o secretário de governo, Marcelo Nolleto, diz que "a escolha da primeira agenda oficial no interior do Piauí demonstra que o governador é ciente de que, para além da vulnerabilidade econômica, há uma dívida social histórica a ser reparada e que o legado da política social dos  antecessores ( Sousa e Dias) será intensificado. " O governo cuidará de todos os piauienses, mas a prioridade será para aqueles que mais necessitam!"






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES