Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo PPA: Propostas de Saúde são as campeãs de votos no Orçamento Participativo

Piauienses pedem Gasoduto e Ações Ambientais para o Delta do Parnaíba

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Terminou, no último domingo, 16, a votação on line através da plataforma do Programa que irá elaborar o Plano Plurianual 2024-2017. Os dados divulgados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento apontam que foram computados quase 1,5 milhão de votos nas 8.226 propostas apresentadas desde o lançamento do PPA. A consulta pública foi prorrogada por dois para atrair votos da região Sudeste, onde aconteceu o encerramento da série de 27 plenárias. A proposta mais votada ( 95.731 votos)  prevê "qualificação técnica e valorização profissional para ampliação de serviços de saúde do SUS e foi enviada por Dinorá Magalhães, do Mato Grosso e Ilda Angélica, do Ceará. Em seguida, a proposição para "aumento do piso de Enfermagem", obteve 92.502 votos.

O Ministério realizou foruns interconselhos para debater as propostas apresentadas e até a versão final do projeto de lei do Plano Plurianual, que será encaminhada ao Congresso Nacional, haverá um terceiro fórum em agosto. Mais de 35 mil pessoas participaram dos eventos, incluindo as plenárias realizadas em todas as capitais brasileiras. "O Brasil todo foi ouvido para ajudar a construir um Brasil mais inclusivo, menos desigual e mais democrático",  diz a ministra Simone Tebet.  

Piauí

Os piauienses enviaram apenas 15 propostas. A mais votada foi a "efetivação de projeto de gasoduto partindo de Fortaleza para Teresina" . Em segundo lugar, com 54 votos, o pedido da construção de um polo universitário na zona sul" . também aparecem proposições de Educação Ambiental no Delta do Parnaíba e a criação de um seguro para beneficiar profissionais que trabalham na tiragem da palha de carnaúba. Como a votação para essas ideias não obteve muita aceitação, elas não devem ser incluídas através do PPA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES