Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

PPP: Aeroporto de Parnaíba será referência no Nordeste

O objetivo é ampliar o movimento e dar mais segurança ao local

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Aeroporto de Parnaíba  será o referencial  do turismo na área da Rota das Emoções. Já está em fase de consulta pública, o   Projeto de Parceria Público-Privada, na modalidade Concessão, que prevê a modernização da área física e da pista do Aeroporto. A Superintendência de Parcerias e Concessões do Governo do Estado do Piauí (SUPARC) também divulgou  os estudos dos estudos de viabilidade técnica . A PPP do Aeroporto irá impactar toda a cadeia produtiva do segmento turístico e gerar empregos na região.

Durante os próximos 30 dias, os documentos como minuta do edital, contrato e demais anexos do projeto estarão disponíveis para consulta e download no site da Suparc (www.ppp.pi.gov.br).  A consulta pública é uma ferramenta que propõe a integração com a comunidade . Os interessados podem mandar sugestões, comentários e dúvidas sobre esse conteúdo até o dia 30 de abril, através do e-mail aeroporto@ppp.pi.gov.br. A fase seguinte será a audiência pública, marcada para o dia  08 de abril.

O projeto prevê a concessão de uso do Aeroporto de Parnaíba para a iniciativa privada, com prazo de 32 anos, e a empresa vencedora da licitação deverá modernizar e requalificar o equipamento. Ao longo desse período, a previsão total de investimento é de R$ 94 milhões. Entre outras melhorias, está a construção de novas pistas de serviço; readequação do estacionamento e da via de acesso; nova área de oficina; reforma do atual TPS; cercamento patrimonial e criação da nova área de taxiway.

Os estudos de viabilidade técnica indicam que a PPP vai  ampliar os impactos econômicos para outros segmentos além do turismo regional. “Criação de opções de compras, entretenimento, alimentação e lazer para os turistas. O aumento da movimentação de passageiros, prevista com as melhorias, também promoverá a  geração de emprego e renda para o município de Parnaíba e para os turistas da região litorânea do Piauí. Um novo  espaço de integração econômica e social, com área de lazer e cultura no aeroporto vai atrair também a comunidade de Parnaíba e dos municípios do entorno

O Aeroporto de Parnaíba foi inaugurado há 49 anos. Segundo a Infraero, movimenta anualmente a média de 10.561 passageiros, 1.306 voos e 8.471 kg de carga aérea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES