Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Ratos em toda parte: casos de Leptospirose aumentam mais de 100% no Piauí

Doença grave é provocada pela contaminação através da urina de animais, principalmente roedores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois do  vídeo viral com cenas de um rato passeando em uma das enfermarias do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a Coluna teve acesso aos dados que apontam o crescimento de mais de 100% dos casos de leptospirose no estado, doença que pode ser transmitida através da urina contaminada dos roedores.  Em 2023, foram registrados 12 casos da doença, enquanto em 2022, o Piauí identficiou apenas 05 ocorrências, segundo o  Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado.

Segundo a Secretaria,entre 2021 e 2023, o crescimento do número de pacientes diagnosticados foi 6 vezes maior, com apenas 02 casos em 2021, no entanto, não há registros de óbitos. No país, 236 pessoas morreram e 2711 foram disgnosticadas com leptospirose. O Conselhor Federal de Farmácia alerta para a negligência em torno da enfermidade, que está diretamente associadas à pobreza. Estudo feito na Universidade Federal do Piauí considera que o impacto da leptospirose para a população brasileira é subestimado no país.

O período de chuvas e o consequente alagamento de ruas costuma atrair os roedores, devido ao cúmulo de lixo que acaba preso em esgotos. Nessa época, a recomentação é evitar contato com a água, que pode estar contaminada

A DOENÇA

A leptospirose é uma doença infecciosa febril que pode acometer as pessoas após a  exposição à urina de animais, principalmente ratos e outros roedores, infectados pela bactéria Leptospira. A contaminação se dá através da  pele, com a formação de lesões ou mesmo na pele sem ferimentos exposta por longos períodos em água contaminada ou através das mucosas.

Os sintomas  incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo e musculares, principalmente nas panturrilhas, além de náuseas e vômitos, perda de apetite e fadiga. Nos casos mais graves, é comum a icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), insuficiência renal e hemorragias, entre outros sintomas.

NOTA DA FMS

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde alega que o rato encontrado no suporte para a administração de medicamento no paciente de uma das enfermarias do HUT foi um caso "pontual" e que proviências seriam tomadas. No vídeo, mulheres que parecem ser acompanhantes dos pacientes caçam o rato pelas instalações e conseguem matar o animal com ua vassoura. Nas primeira imagensdo vídeo, uma das pessoas presentes afirma que o animal havia retornado.

Recentemente, um outro vídeo mostrava um roedor na Prefeitura de Teresina, no centro da capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES