Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Rosa Weber se despede da presidência do STF; Barroso assume nesta quinta

A ministra comanda sua última sessão como presidente e também está prestes a se aposentar do Supremo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rosa Weber está em ritmo de aposentadoria. Nesta quarta, 27, a partir das 14h, a ministra comanda sua última sessáo como  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e na próxima semana, ela se aposentará, quando a Corte passará a ter uma única mulher, a ministra Carmen Lucia, em sua composição.  Na pauta, de hoje a conclusão do  julgamento  que derrubou a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, por maioria de votos (9x2).

Conforme a decisão, a demarcação independe do fato de que as comunidades estivessem ocupando ou disputando a área na data de promulgação da Constituição Federal. Agora o colegiado vai fixar a tese de repercussão geral (Tema 1.031) que servirá de parâmetro para a resolução de, pelo menos, 226 casos semelhantes que estão suspensos à espera dessa definição.

No próximo dia 2, a ministra completa 75 anos de idade e se aposentará compulsoriamente do STF. Em várias ocasiões, Weber manifestou seu desejo de que uma mulher a substituísse na Corte, o que pode não ocorrer, já que, na lista dos favoritos ao cargo, estão apenas homens. Pressionado para a indicação feminina, o presidente Lula declarou que "gênero, raça e cor não são critérios para a escolha"

Nesta quinta, 28, a partir das 16h, acontece a cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência do STF. O vice-presidente será o ministro Luiz Edson Fachin



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES