Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Sexo no carro em Teresina aconteceu em 2019 e virou assunto entre bancários

Ex-presidente pediu veículo blindado e aparato de segurança para visita à APCEF

registro da visita de Guimarães a Teresina em fevereiro de 2019 | reprodução site Caixa Noticias/Benonias Cardoso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

    As denúncias de assédio sexual que derrubaram o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, expuseram a conduta nada republicana do homem que, por quase quatro anos, esteve à frente de um dos maiores bancos do Brasil. “Era uma questão de tempo para a bomba estourar”, avalia a diretora financeira da APCEF-PI (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal), Maria da Glória Araújo.  

Um dos casos mais rumorosos foi o flagrante de relação sexual ocorrida dentro de um veículo locado para atender Guimarães em uma visita à Teresina, em 2019. Uma fonte da CEF informou que o caso se espalhou rapidamente porque o motorista da empresa teria comentado e Guimarães tentou forçar a demissão do funcionário da empresa privada, porém foi contido por integrantes do seu staff, convencendo-o de que, por tratar-se de empresa terceirizada, a interferência não poderia acontecer. O episódio, entretanto, gerou estresse na comitiva que o acompanhava.

Para a sua  primeira visita ao Piauí, ocorrida em 26 de fevereiro de 2019, o recém-empossado presidente da Caixa  fez uma série de exigências. Uma delas incluía um carro blindado. Para visitar a APCEF, equipes de segurança fizeram varreduras prévias na entidade, que fica localizada na avenida presidente Kennedy. O aparato chamou a atenção dos organizadores do evento.

Em 2020, Pedro Guimarães voltou ao Piauí. Ele esteve no município de Oeiras, depois de ir à Itapipoca (CE) com o objetivo de cumprir "agendas institucionais com o objetivo de entender as peculiaridades locais do banco, redirecionando tecnicamente as estratégias de atuação da Caixa, no que couber", segundo a instituição financeira. A visita apareceu, depois, em uma investigação do TCU (Tribunal de Contas da União) por ter sido a mais cara agenda O valor gasto nessa expedição ao nordeste foi de R$ 88,9 mil. De janeiro a setembro de 2019, Guimarães viajou 202 vezes pelo Brasil ao custo de  R$ 2,75 milhões em passagens e diárias, segundo investigação do Ministério Público Federal.

Os relatos de assédio sexual na Caixa demoraram a aparecer. Para a diretora da APCEF-PI,  os comentários entre os funcionários davam conta dos casos mas também do medo de retaliação que as empregadas enfrentavam. “As denúncias não chegavam nem mesmo à Comissão de Ética”, relata. A Associação e o Sindicato dos Bancários emitiram uma Nota de Repúdio e cobraram a saída de Guimarães que pediu demissão no início da noite, menos de 24 anos após a denúncia do site Metrópoles. “ Foi um alívio para a categoria” diz Araújo.

Assédio Sexual. Artigo 216-A do Código Penal — constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício do emprego, cargo ou função. Pena: detenção de 1(um) a 2 (dois) anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES