Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Piauí:Sistema prisional tem 26 presos cumprindo sentenças de até 1 século

Perfil também aponta que a maioria absoluta dos encarcerados do estado é do sexo feminino: 1 mulher para casa 30 homens

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para cada mulher no sistema prisional, existem 30 homens que cumprem penas nos presidios do Estado. A proporção é uma das maiores do país, onde, em média, existe uma mulher para cada 22 homens em regime de cárcere. Os dados são do Sistema Nacional de Polícia Prisional e se referem ao segundo  semestre de 2023. O estado tinha apenas 210 detentas do sexo feminino, enquanto os detentos do sexo masculino somam 6227 no período. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, a população piauiense tem maioria de mulheres.

O relatório do Sistema traz o perfil dos presos brasileiros. No Piaui, a maioria dos detentos cumpre penas referentes ao tráfico de drogas (1189). Já os condenados por crimes de estupro chegam a 483, sendo que 347 foram sentenciados por estupro de vulnerável.  Chama a atenção, o pequeno número de condenados por crimes de peculato e corrupção: apenas 5 no total.

Em relação às penas aplicadas, 26 presos foram condenados a penas  de até 1 século -  com sentenças entre 50 a 100 anos; 136 presos foram condenados a penas de 30 a 50 anos de prisão. A maioria ( 353) tem condenações que variam de 20 a 30 anos .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES