Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Tradicional Restaurante Pesqueirinho completa 50 anos

Terceira geração resiste às enchentes, à pandemia e às mudanças climáticas que provocam redução de peixes no Poty

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O próximo sábado,14,  será de festa para o Restaurante Pesqueirinho. O estabelecimento completa 50 anos de funcionamento ininterrupto em um local emblemático para Teresina, às margens do rio Poti, no bairo Poti Velho, onde começou a cidade que se tornaria capital do estado do Piauí.  Não  foi fácil resistir às enchentes. Na  última delas, em 2009, o nível das águas subiu a ponte de inundar o restaurante. "A gente funcionava até quando não alagava a cozinha. Neste ano, paramos por quase duas semanas", diz Rafael Nascimento, neto dos fundadores do Pesqueirinho.

A3ª geração da família Nascimento assumiu o controle do Restaurante em 2018.Rafael é bacharel em Direito mas atendeu ao chamado de dar continuidade ao negócio fundado pelo avô, depois que o pai, Edvaldo Robert da Silva, morreu de complicações de diabetes. "O segredo é confiança, é amor, é confiança. Tudo foi passado de geração a geração", diz Nascimento. Quando criança, ele lembra de brincar no espaço onde está localizado o Restaurante, na zona norte. A tradição do cardápio foi seguida. " O prato mais pedido continua sendo a caldeirada tradicional, servida na panela de barro e que chega, ainda fervente, à mesa do cliente", conta. Outro sucesso do cardápio é a manjubinha frita mas esta, vem de Parnaíba. Já a Piabinha, é pescada no rio.

Manjubinha vem de Parnaíba. Piabinha tradicional do rio Poty.

Ao longo de meio século de existência, o cardápio só precisou se adequar à escassez do pescado. Peixes como o matrinchan,  praticamente desapareceram. Até o surubim, que antes era farto, raramente é encontrado pelos pescadores da antiga Vila do Poti.

Para marcar a passagem do cinquentenário, o Pesqueirinho organizou uma programação que começa com uma missa, inclui o café da manhã e arremata com apresentações musicais na hora do almoço. "Vai ser uma festa", antecipa Nascimento



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES