13 de abril: centenário de nascimento de Thyssen-Bornemisza

Dia 13 de abril de 1921 é comemorado o centenário de Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza, que era o responsável pelo acervo do Museu Thyssen-Bornemisza (Madrid).

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

No dia 13 de abril de 1921, há 100 anos, nascia o barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza (1921-2002), apaixonado pela arte e responsável pelo acervo de um dos museus mais famosos da Espanha, o Museu Thyssen-Bornemisza, que integra o famoso Triângulo da Arte, passeio obrigatório de quem visita Madrid e é apaixonado por espaços históricos e culturais.

Hans Heinrich Thyssen-BornemiszaImagem: Museo Thyssen-Bornemisza O Triângulo da Arte é assim chamado porque integra em um mesmo bairro e a poucos metros de distância três dos museus mais visitados da Espanha, Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza. Hoje, em homenagem ao aniversário do barão, que faleceu no ano de 2002, conheceremos o museu que leva seu sobrenome.

Thyssen-Bornemisza/Imagem: Reprodução

O museu Thyssen-Bornemisza foi inaugurado no dia 8 de outubro de 1992, sendo fruto das coleções do barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza e de seu pai, que reuniu ainda nos anos 20 cerca de 525 quadros, que foram passando de geração em geração e hoje integram o acervo do espaço, como forma de deixar registrada a história das artes na Espanha e Europa e o legado de sua família.

Giovanna Tornabuoni/Imagem: Reprodução

Desde a inauguração, o museu segue encantando pela variedade de manifestações e vanguardas artísticas apresentadas, desde o Renascimento ao Expressionismo, com direito ainda a retratos do séculos XV, como Giovanna Tornabuoni de Ghirlandaio, sendo elementos atrativos para quem ama apreciar arte. 

Abraços!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES