Baeza: passeio por uma cidade histórica na Comunidade de Andaluzia

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, apresentamos Baeza, que está localizada na província de Jaén, na Comunidade Autônoma de Andaluzia. A cidade é, desde 2003, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, devido a sua importância histórica e pelo seu conjunto monumental em estilo renascentista.

Baeza/Imagem: Canva

Assim como a cidade de Úbeda, Baeza passou por grandes mudanças no século XVI, período em que a cidade foi profundamente transformada e realizou grandes intervenções urbanísticas, com a construção de obras e monumentos religiosos e acadêmicos inspirados no Renascentismo.

Desse período, destacam-se a Catedral e a Antigua Universidad de Baeza, símbolos religioso e educativo que converteram a cidade de Baeza em um grande centro cultural, eclesiástico e acadêmico.

Catedral de Baeza/Imagem: Canva

Catedral de Baeza: foi construída sob uma antiga mesquita, que antes abrigou um templo romano. A origem do lugar que hoje abriga a Catedral de Baeza remonta ao século VII, período em que se converteu em uma sede episcopal visigoda, mas logo depois passou a pertencer aos muçulmanos, sendo posteriormente retomada pelos reis cristãos.

Ao longo dos anos, o local sofreu inúmeras intervenções arquitetônicas de diferentes épocas e estilos, mas a influência mais presente e que pode ser vista até os dias atuais é o estilo renascentista.

A Catedral fica na conhecida Plaza de Santa María, região central da cidade de Baeza e uma das mais importantes, rodeada de importantes construções históricas e onde também está localizada uma belíssima fonte.

Antigua Universidad de Baeza/Imagem: Canva

Antigua Universidad de Baeza: trata-se de um dos espaços mais importantes da cidade, pelo fato da Baeza ter tido uma universidade antes mesmo de Úbeda e Jaén, importantes cidades da região. O local foi construído no final do século XVI, sendo também marcado pelo estilo renascentista.

Curiosidade: Antonio Machado, autor do célebre refrão “caminante, no hay camino, se hace camino al andar”, foi um dos professores que atuou na Antigua Universidad de Baeza.

Plaza del Pópulo/Imagem: Canva

Plaza del Pópulo: outro ponto muito visitado na cidade é a Plaza del Pópulo, também conhecida como Plaza de los Leones, devido à fonte localizada no centro da praça. Esta tem uma estátua de Imilce, uma princesa ibera. 

Palacio de Jabalquinto/CanvaIglesia de Santa Cruz/CanvaAntiguas Carnicerías/Canva 

Outros pontos históricos: a cidade de Baeza abriga ainda muitos espaços históricos e que merecem sua atenção, como o Palacio de Jabalquinto, a Iglesia de Santa Cruz e a Antiguas Carnicerías.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES