Brasil participa da exposição Meninas Madrid Gallery

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores

Desde o dia 1° de novembro, Madrid sedia mais uma edição da exposição Meninas Madrid Gallery, que neste ano promove o encontro com diferentes culturas, contando pela primeira vez com a participação do Brasil no evento.

O evento foi criado pelo artista e engenheiro industrial Antonio Azzato, natural da Venezuela, que teve como inspiração um dos quadros mais famosas da Espanha, “Las Meninas”, concebido pelo pintor espanhol Diego Velázquez em 1656 e que está em exposição no Museu do Prado.

Imagem: Museo Nacional del Prado

A obra, também intitulada de “Família de Felipe IV”, chamou a atenção de Antonio Azzato, que resolveu criar uma exposição que levasse as meninas representadas no quadro para as ruas de Madrid. Feito esse que vem sendo realizado com sucesso desde 2018.

Em sua 4ª edição, o evento recebe a participação de diferentes países e apresenta pelas ruas de Madrid a genialidade de diferentes artistas, que foram os responsáveis em “vestir” as novas meninas de Velázquez. Estas possuem 1,80m de altura e chamam a atenção do público pelo tamanho e pela saia bem rodada.

Pela primeira vez na história do evento, o Brasil participa da exposição e apresenta 3 Meninas Brasileiras, que retratam a cultura do nosso país e símbolos nacionais. Para “vestir” cada menina, o país contou com a genialidade de 3 artistas nacionais: Nonato Oliveira (Piauí); Aline Fraga Seelig (São Paulo) e Ricardo Carvalheira (Pernambuco), responsáveis pelas Meninas “Folclore Brasileiro”, “Brasil da Cabeça aos Pés” e “Pátria Amada”, respectivamente.

 Imagem: Paradigma SolutionsImagem: Regis Falcão (@regisfalcao)

Nonato Oliveira e Menina “Folclore Brasileiro”: natural de São Miguel do Tapuio, o artista piauiense, que é grande defensor da cultura do Piauí, apresenta uma de suas obras mais icônicas. Esta compõe a fachada do Centro de Convenções de Teresina e representa bem a identidade do Piauí. A Menina, que está situada na Plaza de Chueca, região central da capital espanhola, foi intitulada pelo artista de “Folclore Brasileiro”. Nela, Nonato Oliveira apresenta a cultura e o folclore nordestino, em especial, do seu estado natal.

   Imagem: Paradigma SolutionsImagem: Raphael Felisbino (@raphaelfelisbino)

Aline Fraga e Menina “Brasil da cabeça aos pés”: natural de São Paulo, a artista plástica e muralista costuma compor obras que retratem o cotidiano e as pessoas. Em “Brasil da cabeça aos pés”, Aline Fraga apresenta as cores nacionais, elementos símbolos do Brasil: verde, amarelo e azul. Para a artista, a cor verde representa o solo, a terra, a natureza; o amarelo representa o sol; e o azul em alusão ao céu brasileiro.

Imagem: Paradigma SolutionsImagem: Ludgero Gabriel Valias de Paiva (@bielvalias)

Ricardo Carvalheira e Menina “Pátria Amada”: natural de Recife, capital de Pernambuco, Ricardo Carvalheira é engenheiro e artista plástico, também grande defensor da cultura nordestina. A Menina “Pátria Amada”, que está situada na via mais famosa de Madrid, a Gran Vía, foi concebida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR) em colaboração com o artista Ricardo Carvalheira. Esta apresenta um dos símbolos nacionais mais conhecidos: a bandeira brasileira, com a presença das cores verde, amarelo, azul e branco.

A participação inédita do Brasil é viabilizada graças aos patrocínio da EMBRATUR, responsável por fomentar o turismo brasileiro e que promove a valorização dos destinos turísticos e cultura nacionais. Além da EMBRATUR, o projeto brasileiro conta com o apoio institucional da Embaixada do Brasil na Espanha e é realizado pela agência Paradigma Solutions.

Meninas Madrid Gallery segue em exposição até o dia 15 de dezembro, proporcionando que residentes e turistas possam conhecer uma parte da cultura de diferentes países.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES