Casa Decor 2022: 30 anos de história na Espanha

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, apresentamos um dos eventos mais aguardados pelos amantes de decoração, lifestyle e design de interiores, Casa Decor, que em 2022 completa 30 anos de história e é tido como um dos eventos do setor mais importantes da Espanha, com alcance a nível internacional.

Inaugurado no ano de 1992, Casa Decor é desde então uma grande plataforma de promoção e difusão do design de interiores, apresentando à sociedade os principais avanços e tendências da área, por meio da exposição de projetos coordenados por empresas do setor e espaços planejados por designers e marcas parceiras.

Imagem: Conexão Espanha/Cléo Costa

Em sua 57ª edição, o evento segue com a apresentação de tendências voltadas para a sustentabilidade, inovação e tecnologia, fomentando a criação de espaços que integram e respeitam a natureza, mas sem deixar de lado essa nova era marcada pela tecnologia e por grandes avanços.

A cada edição, a organização de Casa Decor escolhe um espaço diferente e histórico da capital espanhola para passar por uma grande transformação e abrigar em seus cômodos os espaços desenhados por arquitetos e designers de interiores, além de áreas que foram desenvolvidas por outros profissionais do setor. Em 2022, o local escolhido fica na Calle Goya, 89, e corresponde a uma construção do século XX.

Helena Rocha em Casa Decor/Imagem: Conexão Espanha/Cléo Costa

Na abertura da 57ª edição, restrita a convidados e imprensa, encontramos uma representante brasileira no evento, Helena Rocha, arquiteta que participa pela primeira vez de Casa Decor. Em seu projeto, a arquiteta trouxe a criatividade do design brasileiro, com a criação de ambientes feitos com material artesanal.

Cléo Costa e Alicia Cabrera/Imagem: Alicia Cabrera

Em entrevista à Cléo Costa, do quadro Conexão Espanha, a diretora geral do evento, Alicia Cabrera, destacou que a edição de 2022 seguiu com questão de trabalhar e apresentar projetos que levem em conta a questão da sustentabilidade, além da valorização do artesanato.

Imagem: Cléo CostaImagem: Cléo CostaImagem: Cléo Costa

Quando questionada sobre as tendências apresentadas, Alicia destacou a ideia de aproximar a natureza de nossas casas, além da utilização de cores mais neutras, empoeiradas e metalizadas, ideias que foram vistas nos diferentes espaços de Casa Decor 2022.

Em uma de suas falas, destacou o que chama de el lujo de lo sencillo, o luxo do simples (em tradução literal), fazendo referência ao luxo do artesanato, à valorização e utilização de peças artesanais, feitas manualmente e que apresentam características únicas.

Cléo Costa, Angelina Sanz e Alvaro Latorre/Imagem: Conexão Espanha/Cléo Costa

Durante a nossa visita ao evento, também encontramos Angelina Sanz e Alvaro Latorre, que destacaram a importância de participar de Casa Decor e falaram sobre a tarefa de ter que desenvolver em pouco tempo um projeto grandioso. Segundo Angelina, Casa Decor é um evento de referência que os coloca à prova como designers de interiores.

No espaço planejado por Angelina e Alvaro, foi pintado na parede um macaco, em tom dourado, para destacar a importância de olhar para as nossas origens, ter referências, para que assim possam seguir evoluindo. Um projeto que conecta passado e presente e que apresenta ideias vanguardistas, sem deixar de lado influências e referências passadas.

Casa Decor 2022 começou dia 7 de abril, mas segue até o dia 22 de maio, apresentando durante todo esse período projetos para os mais variados gostos e estilos, além de designers de diferentes países.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES