Coluna de hoje: a Barcelona de Antoni Gaudí

Na coluna de hoje, vamos passear pelas principais obras do arquiteto Antoni Gaudí, na cidade de Barcelona.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna de hoje, seguiremos falando sobre os pontos turísticos de Barcelona, uma das cidades mais visitadas de toda a Europa. Hoje, em especial, nosso passeio será pelas famosas obras do arquiteto Antoni Gaudí, que chama atenção por suas suntuosas e criativas construções.

Antes de apresentá-las, é importante saber um pouco sobre o próprio arquiteto, que nasceu na cidade de Reus, na província de Tarragona, região da Catalunha, no ano de 1852. Em 1870 sai de sua cidade natal e passa a viver em Barcelona, onde realiza seus estudos de arquitetura e passa a ser um dos principais profissionais da área, sendo reconhecido internacionalmente pela sua arte e pela sua genialidade, pois inovou e deixou sua marca em cada obra

Antoni Gaudí/Imagem: Reprodução

Na coluna sobre Barcelona, conhecemos um pouco sobre o Templo Expiatório da Sagrada Família, um dos principais projetos de Antoni Gaudí e local mais visitado em Barcelona. Hoje, conheceremos sobre a Casa Battló e Casa Vicens, que exemplificam muito bem a marca de Gaudí, que foi um dos expoentes do Modernismo.

A Casa Vicens, localizada na cidade de Barcelona, foi a primeira residência projetada por Gaudí, em 1883, para ser a casa de verão de Manuel Vicens, sendo posteriormente vendida para outra pessoa. Atualmente, é um dos muitos passeios que podem ser feitos em Barcelona e que merece uma visita.

Casa Vicens/Imagem: Divulgação/Carlos López

Desde 2005, a residência é considerada Patrimônio da Humanidade. Hoje, atrai turistas e amantes da arquitetura, que se surpreendem com a riqueza de detalhes e pela ousadia de Gaudí em criar ambientes bem projetados e com uma identidade única, marcada por cores e texturas diferentes.

Já a Casa Batlló tem uma história interessante, pois foi construída em 1877 por Emilio Sala Cortés, um dos professores de Gaudí, e em 1903 passou a ser propriedade de Josep Batlló, que deu liberdade para que Antoni Gaudí demolisse o antigo prédio.

Casa Batlló/Imagem: Divulgação/Casa BatllóA ideia não foi aceita pelo arquiteto, que propôs e realizou uma intensa reforma no prédio, que durou entre 1904 e 1906, período em que a fachada foi completamente modificada, além de repaginar todos os cômodos da casa, transformando-a em uma verdadeira obra de arte.

Fachada Casa Batlló/Imagem: Carlos LópezParte interna Casa Battló/Imagem: Carlos López

Hoje, a Casa Batlló é considerada Patrimônio Mundial da Unesco, representação também do Modernismo na Espanha, e é passeio obrigatório de quem visita Barcelona.

Churros/Imagem: Reprodução

DICA: E para finalizar o passeio, nada melhor que experimentar deliciosos churros. Ainda que seu país de origem seja incerto, muitos apontam que esse delicioso prato tenha surgido na Espanha, na região da Catalunha, sendo hoje um dos doces prediletos dos espanhóis. Diferentemente de países como o Brasil, os churros espanhóis não são recheados, mas são comumente consumidos com uma calda de chocolate deliciosa.

E aí, gostou do passeio de hoje? Esperamos que sim.

Abraços e até logo!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES