Curiosidades sobre as festas de fim de ano na Espanha

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, apresentamos algumas curiosidades sobre as festas de fim de ano na Espanha. Assim como o Brasil tem suas particularidades ao comemorar Natal e Ano Novo, a Espanha também tem suas tradições para o mês de dezembro e início de janeiro.

EL GORDO: Não é só no Brasil que as pessoas gostam de apostar na loteria para mudar de vida. Na Espanha, as festas natalinas começam com o tradicional El Gordo de Navidad, considerado o maior prêmio lotérico do mundo, que ocorre anualmente no dia 22 de dezembro e que é acompanhado desde vários países.

Imagem: Paradigma SolutionsImagem: CanvaImagem: Paradigma Solutions

BELÉN: Por ser um país formado em sua maioria por cristãos e, em especial, por católicos, o país recebeu forte influência da religião cristã em suas comemorações natalinas. Uma das tradições mais conhecidas é a montagem dos presépios, que são feitos tanto pelas famílias em casa como montados em espaços públicos para visitação.

REIS MAGOS: Enquanto no Brasil uma das figuras comerciais mais esperadas do Natal é o Papai Noel, responsável pela entrega dos presentes, na Espanha as crianças esperam pela chegada dos Reis Magos, que nas Sagradas Escrituras levaram ouro, incenso e mirra para o Menino Deus.

Turrón/Imagem: Canva

DOCE TÍPICO: Turrón é um dos doces mais tradicionais do período natalino na Espanha, produzido e consumido em especial durante essa época do ano. Essa iguaria espanhola é feita com clara de ovo, mel e amêndoas, podendo ter uma consistência mais macia ou dura.

ANO NOVO: Quando chega meia-noite, a Espanha acompanha as famosas “campanadas”, as 12 badaladas do sino e que correspondem aos meses do ano. A cada batida, o costume de comer uma uva para que o novo ano seja de muita sorte.

CABALGATA DE LOS REYES: Após a virada do ano, o país ainda segue animado, esperando a tradicional Cabalgata de los Reyes Magos, que faz alusão à chegada dos Reis Magos. No dia 5 de janeiro, várias cidades na Espanha realizam essa tradicional festa, momento em que as famílias saem às ruas para acompanhar de perto a entrada dos Reis.

DATA DA ENTREGA DOS PRESENTES: Diferentemente do Brasil, os espanhóis costumam entregar seus presentes no dia 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, fazendo referência ao dia da visita ao Menino Deus.

Roscón de Reyes/Imagem: Canva

ROSCÓN DE REYES: Após a chegada dos Reis Magos, espanhóis saboreiam um dos doces mais simbólicos do período: roscón de reyes, uma espécie de pão recheado com nata e coberto de frutas cristalizadas, que traz em seu interior muitas surpresas.

PARA SABER MAIS: Na Espanha, a véspera de Natal é conhecida como Nochebuena; já a véspera de Ano Novo é conhecida como Nochevieja.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES