Curiosidades sobre o Dia de Reis na Espanha

COLUNA DE HOJE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia dos Santos Reis, celebrado anualmente em 6 de janeiro, marca o encerramento de um dos períodos mais mágicos do ano, o Natal, época que costuma trazer uma mensagem de renovação e esperança. Quando falamos em Festas Natalinas, podemos lembrar ainda de como cada país celebra e compreender as particularidades e belezas das celebrações realizadas em cada um.

Pensando nesse último tópico, apresentaremos nesta coluna algumas curiosidades sobre o Dia de Reis na Espanha, uma das datas mais esperadas e simbólicas do calendário do país.

SOBRE O DIA DE REIS: é uma festa de origem cristã, realizada em alusão à visita dos Reis Magos ao Menino Deus: Belchior, Gaspar e Baltazar. Com eles, levaram ouro, incenso e mirra para presentear Jesus.

Sob forte influência da religião cristã, que moldou a identidade da Espanha e isso se reflete muito bem em suas tradições, o país celebra essa data de uma forma bem peculiar, que vocês poderão abaixo.

5 e 6 de janeiro: dias de alegria

Imagem: Canva

As comemorações já começam na Espanha no dia 5 de janeiro, momento em que o país realiza a tradicional Cabalgata de Reyes, uma bela passeata realizada em alusão à chegada dos 3 Reis Magos. O espetáculo passa pelas principais ruas, enquanto famílias saem para acompanhar de perto o evento.

Após o desfile, a ansiedade pela chegada do dia 6 de janeiro, um dos principais feriados nacionais na Espanha, que é carregado de muito significado para a comunidade. Podemos dizer que 5 de janeiro seria para a Espanha o que o dia 24 de dezembro representa para as famílias brasileiras.

Dia de abrir os presentes de Natal

Imagem: Canva

Diferentemente do Brasil e de muitos outros países, as crianças espanholas escrevem cartas pedindo presentes para os Reis Magos e não para o Papai Noel. Outra diferença está na data de abertura dos presentes: no Brasil, o costume de abrir já no dia 25 de dezembro; na Espanha, crianças esperam ansiosas a chegada dos Reis Magos com presentes para o dia 6 de janeiro.

Dia de Roscón e Casca de Reyes

 Roscón de Reyes/Imagem: Canva

Quando chega 6 de janeiro, famílias espanholas seguem a tradição de saborear o famoso Roscón de Reyes, uma iguaria exclusiva dessa época do ano que em uma espécie de bolo recheado e coberto por frutas secas, contando em seu interior com algumas surpresas. Em Valência, há o resgate da tradição de saborear a casca de reyes, que teria surgido antes do famoso roscón, mas que acabou perdeu popularidade no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES