IberoExperia: o festival da cultura ibero-americana

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Engana-se quem pensa que Madrid é uma capital parada, sem muita agitação e que se destaca apenas com seus espaços históricos. O fato é que a cidade cada dia mais incorpora em seu cotidiano elementos de uma era dinâmica/agitada, com investimento em atividades culturais e espetáculos de diferentes gêneros e portes, que ajudam a movimentar a economia local, atraem a atenção de turistas e ainda propiciam um verdadeiro encontro com diferentes culturas, como é o caso do IberoExperia.

IberoExperia 2022/Imagem: Cléo Costa

Pensando nesse outro lado de Madrid, que se destaca no setor de festas e eventos, que apresentamos na coluna desta semana o IberoExperia, um festival que foi realizado nos dias 23 e 24 de abril na capital espanhola, especificamente no IFEMA (Institución Ferial de Madrid), e que promoveu em território espanhol uma parte da cultura dos países ibero-americanos, por meio da promoção da gastronomia e de artistas de diferentes países que compõem a Ibero-América.

O evento foi realizado em uma nova fase da capital espanhola, que agora se encontra em um cenário sanitário mais seguro. Devido ao sucesso da vacinação no país e, em especial, em Madrid, medidas de segurança sanitárias foram flexibilizadas, propiciando a realização de eventos para um público maior, além da liberação do uso de máscaras em ambientes abertos, por exemplo.

IberoExperia é um festival que está em sua primeira edição e que trouxe representantes da Espanha, Portugal e da América Latina, contando inclusive com participação brasileira durante o evento. No IFEMA, espaço que abrigou o festival, o público podia desfrutar da diversidade da gastronomia ibero-americana, que incluía desde elementos da gastronomia brasileira a espanhola.

IberoExperia/Imagem: Cléo CostaIberoExperia/Imagem: Cléo Costa

O espaço planejado para o evento incluía zonas para descanso, desfrute de pratos típicos e uma área para curtir as apresentações musicais, com uma programação diversificada que começava às 14h e que seguia até às 3h da madrugada.

No primeiro dia de festival (23), o público acompanhou performances de diferentes artistas e grupos musicais, como Fado Bixa (Portugal), Eskorzo, Systema Solar (Colômbia), além de uma intervenção gastronômica realizada por Tomás Bartesaghi, chef de cozinha uruguaio, que promoveu a culinária de seu país no IberoExperia.

Duda Beat e Cléo Costa/Imagem: Cléo Costa

No segundo e último dia de evento (24), a atração mais aguardada pelos brasileiros presentes e que animou o público, Duda Beat, que promoveu uma parte da cultura brasileira no festival, com seu ritmo envolvente, que traz a identidade nordestina em suas músicas.

Duda Beat é um dos grandes nomes da música brasileira da nova geração, que vem ocupando cada dia mais seu espaço no cenário musical. Durante sua apresentação no IberoExperia, a artista cantou os seus sucessos, como Bixinho, uma de suas músicas mais conhecidas.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES