Passeio pela histórica Estação de Atocha

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, apresentamos uma das principais estações de Madrid, que conecta diferentes pontos da capital espanhola e da Espanha: a Estação de Atocha, uma das mais importantes e simbólicas de Madrid.

Imagem: Canva

Pode ser que à primeira vista conhecer uma estação não seja entendido como um grande passeio turístico, ainda mais quando visualizamos o espaço apenas como uma zona de tráfego. No entanto, a Estação de Atocha merece um destaque por não se limitar somente a um ambiente de transporte ferroviário e por oferecer aos visitantes uma variedade de atividades.

Imagem: Canva

Trata-se da primeira estação da capital espanhola - fato esse que a torna tão simbólica para a identidade madrilena – que foi inaugurada em 9 de fevereiro de 1851, com o nome Estación del Mediodía.

Ao longo dos anos e com a necessidade de modernização, o espaço foi ampliado e passou por diferentes intervenções, sendo a última realizada por Rafael Moneo, entre os anos de 1984 e 1992. 

Muito além de uma zona de fluxo intenso de pessoas e de transporte ferroviário, a Estação de Atocha possui um amplo espaço de lazer em seu interior. É que ela está dividida em duas estações: antiga e nova.

A nova se destina à função primária: tráfego ferroviário, conectando diferentes zonas da capital espanhola; já a antiga está direcionada ao lazer, contando com um grande centro comercial, com espaços para compras e também com ambientes mais aconchegantes.

Imagem: Canva

No local, visitantes se deparam ainda com o famoso Jardim Tropical, um dos espaços mais atraentes da Estação de Atocha, que abriga mais de 7.000 plantas provenientes da América, Ásia e Austrália.

Para saber mais: da Estação de Atocha, parte o Tren de Cervantes, um comboio turístico de temporada que proporciona uma viagem pela história e visita para lá de especial à cidade de Alcalá de Henares, terra natal de Miguel de Cervantes, autor do livro Dom Quixote de la Mancha.

A data de realização da temporada de 2022 ainda não foi divulgada, mas merece sua atenção, caso seja um amante da Literatura e da História e queira conhecer a cidade de Miguel de Cervantes.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES