Potes, Tazones e Cudillero: 3 vilarejos encantadores

COLUNA DA SEMANA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos fazer um giro pelo Espanha e conhecer três vilarejos preciosos e encantadores, que conquistam todo visitante apaixonado por lugares bucólicos e históricos: Potes, Tazones e Cudillero.

Imagem: Divulgação/Juan Garse/@garsejuan

Para começar, vamos conhecer o povoado de Potes, que está localizado na Comunidade de Cantábria, região norte da Espanha. Trata-se de um lugar encantador, que apesar de sua pequena extensão territorial, abriga muita cultura e apresenta um preservado centro histórico.

O vilarejo já existe há um certo tempo e aparece em documento datado do século IX. Pelo sua importância histórica e cultural para a Espanha, desde 1983 o povoado de Potes passou a ser Bem de Interesse Cultural.

Imagem: Divulgação/Juan Garse/@garsejuan

Outro povoado fascinante é Tazones, um vilarejo marinheiro que pertence ao Principado de Astúrias e faz parte do grupo conhecido como “Los pueblos más bonitos de España”, uma associação que inclui os vilarejos mais bonitos do território espanhol.

Assim como Potes, Tazones possui uma pequena extensão territorial, mas nem por isso deixa de ter importância para o país e de abrigar história, sendo hoje declarado como Conjunto Histórico Artístico. Um fato curioso é que em 1517 teria desembarcado neste povoado o príncipe Carlos de Gante (Rei Carlos I de España), até então considerado o homem mais poderoso da Europa.

Imagem: Canva

Para finalizar a coluna desta semana, vamos conhecer Cudillero, um povoado colorido que fica no Principado de Astúrias e que é um verdadeiro atrativo para quem busca fazer um passeio por zonas mais bucólicas e calmas. Trata-se de um povoado pesqueiro, declarado Patrimônio Histórico/Artístico e que é tão curioso que possui até uma língua própria, o pixueto, que seria a língua dos pescadores e é usada somente no vilarejo.

Esse fato é tão importante para Cudillero, que no dia 29 de junho, data do Festejo de São Pedro (Padroeiro da vila), é recitado um sermão em pixueto, conhecido como L’Almuravela, um dos símbolos da vila e que relata os acontecimentos mais marcantes do ano.

E a coluna desta semana encerra por aqui. Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer esses três vilarejos encantadores.

Abraços e até a próxima!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES